POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MPE´S COM BASE NA INOVAÇÃO ATRAVÉS DO MODELO HÉLICE TRÍPLICE

Autores

  • Dusan Schreiber FEEVALE - Novo Hamburgo, RS
  • Vânia Gisele Bessi FEEVALE - Novo Hamburgo, RS
  • Daniel Pedro Puffal Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo, RS
  • Vilmar Antônio Gonçalves Tondolo Universidade de Caxias do Sul - Caxias do Sul, RS

Palavras-chave:

Micro e Pequenas Empresas, Hélice Tríplice, Estratégia, Redes de Cooperação

Resumo

A globalização dos mercados, os avanços da ciência e da tecnologia, estimulou o surgimento de novos nichos de mercado, com consumidores mais exigentes, e, também, o aumento da competitividade entre empresas (ORTIZ, 2003). Nesse panorama, destacam-se as micro e pequenas empresas - MPE´s, que se responsabilizam por parcela relevante de geração de oportunidades de emprego e de renda no país. No entanto, estudos apontam para a fragilidade técnica e produtiva das MPE´s que se reflete em índices mais elevados de encerramento de operações e de inadimplência de obrigações sociais e tributárias (SEBRAE, 2009). Esses agentes econômicos, por vezes menos preparados para competir, mas essenciais para o sistema econômico e social dos países, foram contemplados com políticas públicas, voltadas para o estímulo ao empreendedorismo, priorizando a capacitação em gestão e métodos de produção (CASSIOLATO & LASTRES, 2001). Dentre elas destacam-se a constituição de redes colaborativas de MPE´s, a capacitação de seus gestores e equipes operacionais, além da disponibilização de acesso ao conhecimento técnico, com vistas a subsidiar a atividade de inovação de produtos e processos (MATTOS et al., 2009). Com o objetivo de otimizar a alocação de recursos públicos para o referido fim, os agentes governamentais optam pela adoção do modelo de Hélice Tríplice, por meio do qual o governo media a interação entre a academia e as empresas e fomenta o compartilhamento da infra-estrutura universitária, dos conhecimentos, métodos e técnicas, desde a gestão até a operação. O objetivo deste trabalho visa evidenciar as características do posicionamento estratégico de empresas de pequeno porte, que participam de duas redes de cooperação, atuantes na região sul do país, com destaque para o processo de concepção de estratégias individuais e coletivas construídas com base em programas de capacitação em inovação, de produtos e processos, na interação com a equipe de extensionistas da universidade local, visando a constituição de diferencial competitivo. Para a realização da pesquisa optou-se pelo estudo de caso múltiplo, de caráter exploratório, entrevistas em profundidade e análise de narrativas, devido ao seu alinhamento com o foco do estudo. Os resultados permitem afirmar que o desenvolvimento de competências, para inovar produtos e processos, decorrente do programa de extensão empresarial, dentro do modelo de Hélice Tríplice, contribuiu de forma efetiva para a concepção de estratégias das organizações associadas nas duas redes de cooperação pesquisadas, que priorizaram, no seu posicionamento estratégico, a inovação de produtos e de processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Schreiber, D., Bessi, V. G., Pedro Puffal, D., & Gonçalves Tondolo, V. A. (2013). POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MPE´S COM BASE NA INOVAÇÃO ATRAVÉS DO MODELO HÉLICE TRÍPLICE. Revista Eletrônica De Administração, 19(3), 767–795. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/43959

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)