Influência da fonte nutricional no crescimento ótimo e na produção de antimicrobianos produzidos por isolados de Streptomyces sp.

Autores

  • Themis Collares Antunes
  • Sabrina Pinto Salamoni
  • Ana Paula Guedes Frazzon
  • José Carlos Germani
  • Sueli Teresinha Van Der Sand

Palavras-chave:

Streptomyces, resistência, antimicrobianos, cocos Gram positivos.

Resumo

Os actinomicetos são bactérias caracterizadas por sua habilidade em formar hifas, amplamente distribuídos no ambiente e conhecidos pela diversidade na produção de moléculas biologicamente ativas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a atividade de compostos produzidos por seis isolados de Streptomyces contra dezenove cepas de Enterococcus. O perfil de susceptibilidade dos Enterococcus foi avaliado para onze antibióticos, empregando a técnica de difusão de disco em ágar. A atividade antimicrobiana dos estreptomicetos foi avaliada pela técnica da dupla camada. Os isolados que apresentaram atividade foram cultivados em caldo amido caseína à temperatura de 30 ºC por sete dias, em agitação constante. Após crescimento, a cultura foi filtrada para obtenção do extrato bruto. A atividade antimicrobiana do extrato foi avaliada através da técnica de difusão em poço. O isolado que apresentou maior espectro de ação foi selecionado para crescimento em meios de cultura suplementados com diferentes fontes de carbono e nitrogênio. O pH da cultura e biomassa foram determinados em todos os ensaios.  Todos os isolados de Streptomyces foram efetivos contra Enterococcus no ensaio de dupla camada. No ensaio de difusão em poço, o isolado 8S apresentou maior atividade antibiótica que os demais isolados de Streptomyces testados. Ao ser crescido em diferentes fontes de carbono e nitrogênio, o extrato bruto produzido por este isolado teve melhor ação antibiótica em amido e nitrato de potássio. Não foi observada influência da biomassa ou do pH na produção de moléculas antibióticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Themis Collares Antunes

Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde

Sabrina Pinto Salamoni

Núcleo Biotecnológico, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Campus de Videira/SC.

Ana Paula Guedes Frazzon

Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde

José Carlos Germani

Departamento de Produção de Matérias
Primas, Faculdade de Farmácia

Sueli Teresinha Van Der Sand

Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Antunes, T. C., Salamoni, S. P., Frazzon, A. P. G., Germani, J. C., & Van Der Sand, S. T. (2013). Influência da fonte nutricional no crescimento ótimo e na produção de antimicrobianos produzidos por isolados de Streptomyces sp. Revista Brasileira De Biociências, 11(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115521

Edição

Seção

Artigos