Relação entre fatores exógenos e a abundância de roedores em remanescente de Floresta Ombrófila Mista, Rio Grande do Sul

Autores

  • André Luís Luza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Noeli Zanella Universidade de Passo Fundo
  • Alexandre Uarth Christoff Universidade Luterana do Brasil
  • André Felipe Barreto-Lima Universidade de Brasília
  • João Vademar Grando Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Dinâmica populacional, influência da temperatura, mamíferos, Mata Atlântica, Rodentia.

Resumo

Em regiões que possuem sazonalidade em condições ambientais e na disponibilidade de recursos, a abundância e a composição de espécies de roedores tendem a variar com mudanças ambientais. Neste estudo, exploramos a relação entre fatores exógenos e variações na abundância de roedores em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista no norte do Rio Grande do Sul. Utilizamos armadilhas de queda com cercas-guia e armadilhas de arame para coletar e estimar a abundância das espécies durante junho de 2009 a janeiro de 2010. Realizamos ‘Scaling’ Multidimensional Não-Métrico e análise de correlação de Pearson buscando relacionar fatores exógenos com variações na abundância de roedores nas estações. Ao fim do estudo, capturamos 54 indivíduos pertencentes a 10 espécies de roedores. Oligoryzomys nigripes (Olfers 1818), registrado em todas as estações do ano, e Akodon montensis (Thomas 1913), não capturado na primavera, foram as espécies mais abundantes na área. Constatamos que a temperatura esteve relacionada ao principal eixo de variação na abundância de roedores. Além disto, aumentos na abundância de Sooretamys angouya (Thomas 1913), Thaptomys nigrita (Lichtenstein 1829) e Akodon azarae (Fischer 1829) tiveram correlação negativa com a temperatura, enquanto que o padrão inverso foi registrado para Akodon paranaensis (Christoff et al. 2000), Oligoryzomys flavescens (Waterhouse 1837) e Mus musculus (Linnaeus 1758). Por fim, o estudo contribui para a definição de fatores relacionados à dinâmica populacional de roedores e para o acréscimo no conhecimento da composição de espécies de roedores em remanescentes de Floresta Ombrófila Mista no Rio Grande do Sul.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Luza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Técnico em agropecuária formado na EAF Sertão (atual IFFRS); biólogo formando na Universidade de Passo Fundo; Mestrando PPG Ecologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Noeli Zanella, Universidade de Passo Fundo

Professora e pesquisadora do Instituto de Ciências BIológicas da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies, atuando principalmente em estudos da biologia de anfíbios e répteis.

Alexandre Uarth Christoff, Universidade Luterana do Brasil

Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Responsável Técnico pelo Museu de Ciências Naturais (MCNU). Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes e Morfologia de Grupos Recentes, atuando principalmente em Sistemática e Evolução de Roedores e  Biogeografia.

André Felipe Barreto-Lima, Universidade de Brasília

Pesquisador Pós-doc pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Nacional de Brasília e atuando juntamente ao Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília.

João Vademar Grando, Universidade de Passo Fundo

Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo. Orientador do trabalho. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atua em pesquisas com ictiofauna, principalmente com aspectos alimentares de peixes.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Luza, A. L., Zanella, N., Christoff, A. U., Barreto-Lima, A. F., & Grando, J. V. (2013). Relação entre fatores exógenos e a abundância de roedores em remanescente de Floresta Ombrófila Mista, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Biociências, 11(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115508

Edição

Seção

Artigos