Intertidal Anthozoans from the coast of Ceará, Brazil

Autores

  • Marcelo Oliveira Soares
  • Emanuelle Fontenele Rabelo
  • Helena Mathews-Cascon

Palavras-chave:

cnidários, distribuição, recifes de arenito

Resumo

Aspectos da diversidade e da distribuição de antozoários foram estudados em no litoral tropical sudoeste do Atlântico, em zonas intermarés no estado do Ceará, Nordeste do Brasil. O material foi coletado em recifes de arenito (beach rocks) em 17 praias ao longo desta linha de costa tropical, entre os anos de 2002 e 2004. Oito espécies foram encontradas em zonas ecológicas com altas similaridades faunísticas. Alguns locais de coleta apresentam grande heterogeneidade ambiental, formando microhabitats que favorecem a fixação e a sobrevivência desses invertebrados sésseis. Características ambientais específicas de cada praia analisada mostraram-se como importantes fatores predominantes na presença ou ausência das espécies de antozoários. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira Soares

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2005), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC (2007) e Doutor em Ciências (2010), pela UFRGS. É atualmente Professor Adjunto do Instituto de Ciências do Mar-LABOMAR- da Universidade Federal do Ceará

Emanuelle Fontenele Rabelo

É mestre em Ciencias Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora substituta do departamento de Biologia da disciplina de Zoologia Geral para alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da UFC. Atualmente é Professora assistente de Zoologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e doutoranda em Ciencias Marinhas Tropicais.

Helena Mathews-Cascon

possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Zoology - University of New Hampshire (1997). Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2011-11-03

Como Citar

Soares, M. O., Rabelo, E. F., & Mathews-Cascon, H. (2011). Intertidal Anthozoans from the coast of Ceará, Brazil. Revista Brasileira De Biociências, 9(4), 437. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115459

Edição

Seção

Artigos