Partição de matéria seca em plantas do híbrido de mini melancia Smile® enxertada e não enxertada

Autores

  • Tiago Zanatta Aumonde
  • Tiago Pedó
  • Nei Fernandes Lopes
  • Dario Munt de Moraes
  • Roberta Marins Nogueira Peil

Palavras-chave:

Citrullus lanatus, Lagenaria siceraria, enxertia, partição, taxas.

Resumo

O experimento foi conduzido sob condições de campo, na Universidade Federal de Pelotas, localizada no Capão do Leão, RS, com o objetivo de comparar a partição de matéria seca em mini melancia Smile® enxertada em porongo e não enxertada. As plantas foram coletadas a intervalos regulares de sete dias após o transplante até o final do ciclo da cultura. O número de folhas foi determinado por contagem direta e a altura das plantas com fita métrica do nível do solo até a extremidade da maior haste. Os dados de matéria seca da folha, caule e fruto, o número de folhas e a altura foram ajustados por meio de polinômios ortogonais e as taxas instantâneas de produção de matéria seca da folha, caule e frutos obtidas a partir das derivadas das equações ajustadas da matéria seca de cada órgão em função do tempo.  As plantas não enxertadas obtiveram melhor performance quando comparadas às plantas enxertadas no  que concerne aos atributos morfológicos e a partição de matéria seca entre seus órgãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Zanatta Aumonde

Eng. Agr., M.Sc. em Fisiologia Vegetal, Doutorando em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista CAPES, Departamento de Fitotecnia, PPGCTS, Universidade Federal de Pelotas.

Tiago Pedó

Eng. Agr., Mestrando, Bolsista CNPq, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Pelotas

Nei Fernandes Lopes

Eng. Agr., M.Sc. em Fisiologia Vegetal, Ph.D. em Fisiologia Vegetal, Professor Titular, Departamento de Botânica, PPGFV, Universidade Federal de Pelotas.

Dario Munt de Moraes

Eng. Agr., M.Sc. em Fisiologia Vegetal, Dr. em Agronomia, Professor Associado II, Departamento de Botânica, PPGCTS - PPGFV, Pesquisador nível II do CNPq, Universidade Federal de Pelotas.

Roberta Marins Nogueira Peil

Eng. Agr., M.Sc. em Agronomia, Dra. em Agronomia, Professora Associada, Departamento de Fitotecnia, PPGSPAF, Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2011-09-21

Como Citar

Aumonde, T. Z., Pedó, T., Lopes, N. F., Moraes, D. M. de, & Peil, R. M. N. (2011). Partição de matéria seca em plantas do híbrido de mini melancia Smile® enxertada e não enxertada. Revista Brasileira De Biociências, 9(3), 387. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115449

Edição

Seção

Artigos