Domatia and leaf blade structure of Rudgea eugenioides (Rubiaceae)

Autores

  • Tarsila Maria da Silva Moraes
  • Claudia Franca Barros
  • Cintia Goulart Kawashima
  • Flavio Costa Miguens
  • Maura Da Cunha

Palavras-chave:

Leaf anatomy, cuticle, domatia, outer epidermal cell wall, papillae, plant ultrastructure

Resumo

Rudgea eugenioides é uma espécie arbórea rara no sub-bosque de florestas bem preservadas da Serra dos Órgãos, na Floresta Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Folhas foram coletadas na Reserva Ecológica de Macaé de Cima, Rio de Janeiro e observadas características anatômicas da lâmina foliar, com especial atenção à epiderme, usando microscopia óptica e eletrônica. A superfície abaxial é lisa, apresentando domácias do tipo em fenda entre a nervura principal e as secundárias e papilas. Análises micromorfológicas mostraram filme contínuo de cera sem qualquer ornamentação. Cortes transversais da lâmina foliar de R. eugenioides mostrou epiderme adaxial e abaxial com uma camada de células cobertas com uma cutícula delgada e estômatos paralelocíticos apenas na superfície abaxial. Em microscopia óptica, as paredes periclinais mostraram-se planas e as paredes anticlinais predominantemente retas e espessas. A lâmina foliar apresenta mesofilo dorsiventral com idioblastos cristalíferos e feixes vasculares colaterais. Em microscopia eletrônica de transmissão, foi observado o arranjo da parede periclinal externa. Os resultados identificaram características anatômicas e ultraestruturais que podem ser relevantes para subsidiar a taxonomia e estratégias de sobrevivência no ambiente de floresta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maura Da Cunha

possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993, 1998). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Bolsista de produtividade II CNPq. Tem experiência em Botânica, na área de Anatomia Vegetal com ênfase em citologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Rubiaceae, anatomia foliar, mata atlântica, estrutura secretora e ultraestrutura. Na área de ensino, atua principalmente em Instrumentação de ensino de Biologia Vegetal, com enfase no tema espaço não formal de ensino em Biologia Vegetal. Atua tambem em EAD junto ao consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ.

Downloads

Publicado

2011-03-02

Como Citar

Moraes, T. M. da S., Barros, C. F., Kawashima, C. G., Miguens, F. C., & Da Cunha, M. (2011). Domatia and leaf blade structure of Rudgea eugenioides (Rubiaceae). Revista Brasileira De Biociências, 9(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/115397

Edição

Seção

Artigos