Florística e fitogeografia da vegetação decidual da Estação Ecológica de Aiuaba, Ceará, Nordeste do Brasil

Autores

  • Jesus Rodrigues Lemos
  • Marico Meguro

Palavras-chave:

caatinga, fitogeografia, flora, semi-árido

Resumo

Resumo - A composição florística da Estação Ecológica de Aiuaba, área de alta importância biológica no estado do Ceará, foi descrita por meio de coletas de material botânico, realizadas mensalmente. Foram realizadas caminhadas aleatórias na área de estudo no período de outubro de 2003 a fevereiro de 2005. Coletou-se ervas, subarbustos, arbustos, árvores, epífitas, hemiparasitas e lianas. A coleção botânica encontra-se depositada no acervo dos Herbários SPF, EAC, HUVA, IPA e K. No levantamento florístico foram coletados 183 espécimes, pertencentes a 45 famílias, 113 gêneros e 160 espécies. Deste total, três táxons estão sendo propostos como espécies novas para a ciência. As famílias mais ricas em termos específicos foram Fabaceae, Euphorbiaceae, Malvaceae, Bignoniaceae e Convolvulaceae, as quais responderam por 53,75% do total das espécies. A flora da área é relacionada com outras áreas de caatinga e de carrasco. Entretanto, o caráter decíduo da vegetação, a maior similaridade florística com outras áreas de caatinga e a presença de Cactaceae e Bromeliaceae, raras no carrasco, indicam que a caatinga representa a formação vegetal predominante na Estação Ecológica de Aiuaba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus Rodrigues Lemos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fitogeografia, Fitossociologia e Flora da caatinga. É Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí.

Marico Meguro

Possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1960). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclagem de nutrientes minerais, fatores de tensão, condicões fisiográficas, estrutura , composicão floristica, e fitossociologia de campo cerrado, campos rupestres e caatinga .

Downloads

Publicado

2010-03-17

Como Citar

Lemos, J. R., & Meguro, M. (2010). Florística e fitogeografia da vegetação decidual da Estação Ecológica de Aiuaba, Ceará, Nordeste do Brasil. Revista Brasileira De Biociências, 8(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114908

Edição

Seção

Artigos