Insetos de importância forense na Ilha do Marajó, Pará, Brasil

Autores

  • José de Jesus Corrêa Neto Coordenação de Biodiversidade, Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Av. André Araújo 2936. Cep: 69067-375. Manaus, AM, Brasil.
  • Reinaldo Miller Figueiredo Peres Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Soure.
  • Leonardo Gomes Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Soure.

Palavras-chave:

Coleoptera, Diptera, Entomologia Forense, Hymenoptera

Resumo

Apresenta-se uma lista de espécies de insetos de importância forense associados a carcaças de suíno em uma área na Amazônia Oriental.  As coletas ocorreram durante os meses de setembro a novembro de 2012 (estação seca) e abril a maio de 2013 (estação chuvosa). Para cada mês de coleta foi utilizada uma carcaça de suíno com 20kg em média, protegida por uma gaiola metálica. Ao final das coletas foram capturados 2802 insetos pertencentes a três ordens: Diptera (77.1%), Coleoptera (22.2%) e Hymenoptera (2.6%). Os resultados aqui apresentados corroboram com muitos estudos desenvolvidos em outras regiões do Brasil. Essa é a primeira lista preliminar de insetos associados a carcaças na área estuda e servirá de subsídio para novos estudos mais detalhados na Amazônia Oriental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Jesus Corrêa Neto, Coordenação de Biodiversidade, Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Av. André Araújo 2936. Cep: 69067-375. Manaus, AM, Brasil.

Sou doutorando em Ciências Biológicas, área de concentração em Entomologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2019); Mestrado em Saúde Animal na Amazônia, pelo Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, Castanhal (2015/2017); Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, Campus Soure (2011/2015). Possuo experiência na área da Entomologia com enfase em ecologia e biologia de insetos. Possuo também experiência na área de monitoramento de fauna, educação ambiental, participação de diagnósticos de elaboração e caracterização de áreas selecionadas para criação de Unidades de Conservação, Biologia da Conservação, ecologia de populações e comunidades. Atualmente tenho desenvolvidos trabalhos de levantamento de entomofauna em fragmentos florestais na ilha de Marajó e a minha tese de doutorado abordará os efeitos da composição e estrutura da paisagem em múltiplas escalas sobre a comunidade de abelhas em um unidade de conservação na ilha de Marajó, Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Corrêa Neto, J. de J., Peres, R. M. F., & Gomes, L. (2020). Insetos de importância forense na Ilha do Marajó, Pará, Brasil. Revista Brasileira De Biociências, 17(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114576

Edição

Seção

Artigos