A construção do problema na pesquisa sobre política educacional: contribuições para o debate

Autores

  • Alcivam Paulo de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Rosilda Arruda Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0002-4244-991X

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.104644

Palavras-chave:

Epistemologia, Problema de Pesquisa, Políticas Educacionais

Resumo

A construção do problema de pesquisa é o foco deste artigo. Partindo dos debates sobre a fundamentação epistemológica da análise das políticas educacionais, identifica a necessidade de se propor caminhos que auxiliem na construção do problema da pesquisa. Da filosofia traz a contribuição de sua postura diante da realidade, baseada na crítica ampla, histórica e sistemática. Das ciências políticas traz a contribuição da “Policy Analysis” proposta por Frey (2000). Como resultados desse diálogo, apresenta uma proposta de construção do problema da pesquisa em políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Alcivam Paulo de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Rosilda Arruda Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Curso de Licenciatura em Biologia, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando na área de sociologia e antropologia da educação.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Oliveira, A. P. de, & Ferreira, R. A. (2021). A construção do problema na pesquisa sobre política educacional: contribuições para o debate. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 243–265. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.104644