A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102366

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva

Resumo

A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Assunção Xavier Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

PROFESSORA DE LIBRAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO CAMPUS DE GRAJAÚ NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Ana Valeria Marques Fortes Lustosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÍAUÍ

Professora Titular do Centro de Ciências da Educação da Univwersidade Federal do Piauí. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Fundamentos da Educação. Área: Psicologia e Educação Especial e Inclusiva. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Assunção Xavier Ferreira, A. C., & Marques Fortes Lustosa, A. V. (2020). A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1315–1335. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102366