Gestão por resultados e participação da comunidade escolar: a experiência da rede municipal de educação de Belo Horizonte

Autores

  • Luiz Fernando da Silva
  • Adriana Duarte

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79306

Palavras-chave:

Participação, Gestão Escolar, Gestão Gerencial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral apresentar a repercussão do Programa BH Metas e Resultados (PBHMR) para a gestão das escolas públicas municipais, com foco na participação da comunidade escolar. Este estudo mostrou que a ‘participação’ da comunidade escolar tem-se aproximado da perspectiva gerencial de participação, centralizando a gestão no diretor. Identificou sobreposição de regulamentos, uns ampliando a participação da comunidade escolar na gestão, outros reduzindo-a.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando da Silva

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMG; Professor da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Adriana Duarte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/FaE/UFMG. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – Gestrado/FaE/UFMG. Editora de “Educação em Revista” do PPGE/UFMG.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, L. F. da, & Duarte, A. (2017). Gestão por resultados e participação da comunidade escolar: a experiência da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(3), 751–769. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79306

Edição

Seção

Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI