Estado-Avaliador: reflexões sobre sua evolução no Brasil

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Camila Regina Rostirola Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.63790

Palavras-chave:

Estado-Avaliador, fases de desenvolvimento, políticas educacionais.

Resumo

Tendo a avaliação como um dos pilares estruturantes dos novos modos de regulação da educação no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo, o texto propõe uma discussão sobre a evolução do Estado-avaliador demarcando três fases apontadas por Afonso (2013). Com base na realidade brasileira, busca indícios do desenvolvimento dessas fases nas políticas de avaliação operadas no país tomando por referência algumas experiências em curso, mormente na Educação Básica, e sinaliza algumas tendências e tensões no desenvolvimento dos diferentes estágios do Estado-avaliador.

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Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Pós-doutora em política educativa pela Universidade do Minho. Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. E-mail: marilda.schneider@unoesc.edu.br

Camila Regina Rostirola, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Ensino. E-mail: milarostirola@hotmail.com

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Schneider, M. P., & Rostirola, C. R. (2016). Estado-Avaliador: reflexões sobre sua evolução no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 493–510. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.63790