Formação, currículo discurso político
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102088Palavras-chave:
Cultura, Discurso Político-Educacional, Extensão, Educação Profissional.Resumo
Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre currículos e programas em educação profissional em que se consideram aspectos culturais, educação formal e não formal. Trata de questões suscitadas em sala de aula, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina sobre Currículos e Programas, ministrada em um programa de pós-graduação profissional. O objetivo deste artigo foi o de discutir os diferentes entendimentos e avanços anunciados para as questões curriculares com base na concepção das políticas atuais da educação brasileira, quanto à formação técnica e tecnológica; e analisar propostas de projetos transversais em práticas de extensão, que apresentam características da educação não formal. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata da descrição de projetos desenvolvidos em diferentes unidades de ensino (UEs), de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica de São Paulo, a partir de um estudo sobre práticas de extensão. Como resultado, apresenta-se uma discussão sobre uma prática de responsabilidade social e educação não formal no currículo de ensino superior tecnológico.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzáles. Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 56p.
BRASIL. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm > Acesso em 10 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Superior. Edital PROEXT, 2016. Programa de Apoio à Extensão Universitária MEC/SESu. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12243:editais&catid=235&Itemid=164. Acesso em: 11 abr. 2020.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. De Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.
GOHN, M. G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GOHN, M. G. Educação não-formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1, 2006a. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em < http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 11 abr. 2020.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006b. Disponível em < http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/30405.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2020.
GOHN, M. G. Desafios dos movimentos sociais hoje no Brasil. SER social, Brasília, v.15, n. 33, p261-384, jul. / dez. 2013. Disponível em < http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/9519/7598> Acesso em: 10 abr. 2020.
MACEDO, E. Currículo: Política, Cultura e Poder. Elisabete Macedo Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.98-113, Jul/Dez 2006.
MACHADO, M.M; PRADOS, R. M. N. MARTINO, M. A. A extensão e a Educação Profissional e Tecnológica no Centro Paula Souza: realizações, desafios e oportunidades. In: FREIRE, E. VERONA, J. A; BATISTA, S. S. S. (orgs) Educação Profissional e Tecnológica, Extensão e Cultura. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325576322_A_Extensao_e_a_Educacao_Profissional_e_Tecnologica_no_Centro_Paula_Souza_realizacoes_desafios_e_oportunidades Acesso em 12 abr. 2020.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SÃO PAULO. Portaria CEETEPS/CESU, 01 de 20 de setembro de 2013. Disponível em <http://www.radaroficial.com.br/d/4529405804150784> Acesso em 10 abr. 2020.
SACRISTÁN, J.G. O que significa o currículo? In: SACRISTAN, José Gimeno (org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: editora Penso, 2013.
SCHMIDT, Elisabeth Silveira. Currículo: Uma abordagem conceitual e histórica. In: Revista Publicatio. UEPG. Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. V 11, n. 1, 2003. Disponível em < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/492>
TEDESCO, J. C. EL Nuevo Pacto Educativo. Educación, Competitividad y Ciudadanía Em La Sociedad Moderna. Madrid: Grupo Anaya, S.A., 1995.
TEDESCO, J. C. Fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento. In: Cadernos de Pesquisa. Nº 117, p. 13-28, nov/ 2002. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742002000300002&script=sci_abstract &tlng=pt > Acesso em 22 abr. 2020.
YOUNG, Michael. Teoria do Currículo: o que é e por que é importante? In: Cadernos de Pesquisa. Vol. 44 N. 151, p. 190-202, jan. /mar. 2014. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/10.pdf > Acesso em 10 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.