Publicação de seção temática: Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, periódico científico da ANPAE, acaba de publicar, dentro do volume 38/2022, a seção temática "Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção", organizada pelas professoras Deise Mancebo (Uerj) e Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA). Acesse https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/issue/view/4520 e confira os artigos:
- Políticas, gestão e direito à educação superior:novos modos de regulação e tendências em construção Deise Mancebo, Vera Lúcia Jacob Chaves, Marcelo Mocarzel, Sabrina Moehlecke
- Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Brandalise, Regilson Maciel Borges, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Oliveira, Nadja Fonsêca da Silva
- Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes Ana Lúcia Cunha Duarte, José Vieira de Sousa, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, Stela Maria Meneghel
- Educação e ciclos políticos, em Portugal –Que relações? Evidências das últimas décadas Belmiro Cabrito, Luísa Cerdeira, Pedro Ribeiro Mucharreira
- As Mudanças Climáticas e o Papel das UniversidadesPotencialidades a Partir da Formação de Educadores do Campo e da Agroecologia Salomão Mufarrej Hage; Mônica Molina; Tristan McCowan
- A Reorganização do Trabalho Docente na Educação Superior no Contexto da Pandemia de Covid-19 Savana Diniz Gomes Melo, Joceli de Fátima Arruda Sousa, Andréa Araujo do Vale
- A Privatização do Estado Brasileiro e o Financiamento das Universidades e da Ciência & Tecnologia no Governo Bolsonaro Vera Lucia Jacob Chaves, André Rodrigues Guimarães, Luiz Fernando Reis
- The crisis of science in Brazil:austerity, “culture war” and innovationism Deise Mancebo, João dos Reis Silva Júnior, Eric Spears
- Avaliação Institucional e Educação Superior:Contexto, regulações e novas tendências - a multidimensionalidade em foco Carlos Eduardo Bittencourt Stange, Mário Luiz Neves de Azevedo, Afrânio Mendes Catani
- Expansão do Acesso, por Modalidade de Cursos, a Partir de uma Perspectiva Georreferenciada Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Edineide Jezine
- As interfaces da relação público-privada na Formação de Professores/as: A BNCC e o lugar das universidades na Região Norte do Brasil Antonia Costa Andrade, Maria da Conceição dos Santos Costa, Arthane Menezes Figueirêdo, Maria da Conceição Rosa Cabral