Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação aceita para publicação trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. A editoria estimula e agradece antecipadamente o envio de artigos, colaborações e material para qualquer de suas seções. Os originais devem versar sobre temas pertinentes à política e à administração da educação em geral, seja sobre políticas públicas e institucionais de educação, planejamento da educação, gestão de sistemas, instituições e processos educacionais, e avaliação de políticas educacionais ou de instituições educativas. Os trabalhos devem ser remetidos à editoria da RBPAE e serão recebidos com o entendimento de que a ANPAE terá o direito de publicá‑los com exclusividade. Enquadrando‑se no escopo e padrões editoriais da revista, serão encaminhados a consultores editoriais para avaliação duplo-cega. Estes manifestarão à editoria sua apreciação sobre a qualidade e pertinência da publicação, recomendações ou solicitações de atualização ou modificação dos artigos. Os consultores editoriais não terão conhecimento do nome dos autores dos textos submetidos à sua avaliação, nem os nomes dos avaliadores serão informados aos autores (blind review). Para serem publicados, os originais poderão sofrer alterações de natureza editorial. O parecer final quanto à publicação será emitido pelas editoras da RBPAE. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

---

RBPAE accepts unpublished works by national and foreign authors, in Portuguese, English or Spanish. The editorial staff encourages and thanks in advance for sending articles, collaborations and material to any of its sections. The originals must deal with themes pertinent to the policies and administration of education in general, be it about public and institutional education policies, education planning, management of educational systems, institutions and processes, and evaluation of educational policies or educational institutions. The works must be sent to the editorial board of RBPAE and will be received with the understanding that ANPAE will have the right to publish them exclusively. Within the scope and editorial standards of the journal, they will be referred to editorial consultants for double-blind evaluation. These will express to the editorial board their appreciation of the quality and relevance of the publication, recommendations or requests to update or modify the articles. The editorial consultants will not be aware of the names of the authors of the texts submitted to their evaluation, nor will the names of the reviewers be informed to the authors (double blind review). To be published, the originals may undergo editorial changes. The final opinion regarding the publication will be issued by the publishers of RBPAE. The published texts express opinions, results and assumptions of exclusive responsibility of their authors.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

AVALIAÇÃO DE ARTIGOS, DOCUMENTOS E RESENHAS

  1. Para análise dos artigos e resenhas encaminhados para publicação, a Editoria da RBPAE adota o sistema de avaliação anônima (blind review), cega, submetendo os trabalhos a, pelo menos, dois avaliadores externos.
  2. Os documentos submetidos para publicação são analisados pela Editoria da RBPAE, sem avaliação externa.
  3. A Editoria tratará de preservar a credibilidade e isenção dos autores das resenhas, visando a inibir interferências familiares e profissionais no processo de avaliação dos textos.
  4. Textos de artigos, documentos e resenhas que não estejam de acordo com as normas da ABNT e os critérios técnicos e normas de formatação adotados pela RBPAE não terão sua submissão aceita.
  5. Não serão aceitos artigos nem resenhas com plágio e auto-plágio.
  6. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor de artigo, documento ou resenha é de até 90 dias contados da data de seu recebimento na Editoria.
  7. Não há possibilidade de recurso quando o manuscrito for recusado ou reprovado para publicação.
  8. Casos omissos serão apreciados pelo Comitê de Ética da revista, composto por ex-editores(as). 

 

EVALUATION OF ARTICLES, DOCUMENTS AND REVIEWS

 

  1. For analysis of articles and reviews sent for publication, RBPAE adopts the blind anonymous evaluation system (blind review), submitting the works to at least two external reviewers. 
  2. Documents submitted for publication are analyzed by RBPAE´s editors, without external evaluation. 
  3. The Editorial Board will try to preserve the credibility and exemption of the authors of the reviews, aiming to inhibit family and professional interferences in the text evaluation process.
  4. Texts of articles, documents and reviews that do not comply with ABNT (BRAZIL) standards and the technical criteria and formatting standards adopted by RBPAE will not be accepted for submission. 
  5. Articles and reviews with plagiarism and self-plagiarism will not be accepted. 
  6. The deadline for replying to the first or only author of an article, document or review is up to 90 days from the date of its receipt in the Editoria. 
  7. There is no possibility of appeal when the manuscript is refused or disapproved for publication. 
  8. Omitted cases will be considered by the magazine's Ethics Committee, composed of former editors.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou língua estrangeira. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.

 

Declaração de Ética

Declaração da Ética da RBPAE

 

A RBPAE, resguardando seu compromisso com a ética na pesquisa, declara:

 

1. Os autores se responsabilizam pela veracidade e originalidade das informações, bem como pelo respeito aos padrões éticos da pesquisa, de acordo com a legislação em vigor;

2. A Equipe Editorial realizará um trabalho imparcial, respeitando as etapas de publicação, o sigilo dos dados e fazendo uso de seu poder discricionário com parcimônia e equilíbrio;

3. Para casos que envolvam o Corpo Editorial,  o Comitê de Ética da RBPAE, formado por três ex-editoras(es) deverá emitir parecer final;

4. Os autores se comprometem a realizar esclarecimentos, retratações e correções quando se fizer necessário;

5. Os avaliadores devem preservar o sigilo e declarar conflito de interesses, retirando-se da avaliação, caso percebam que o mesmo exista ou caso identifiquem os autores;

6. Artigos e ações que firam os direitos humanos e legislação em vigor não poderã ser publicados e, caso seja necessário, serão encaminhados às autoridades competentes;

7. A RBPAE poderá publicar erratas e retratações de modo a zelar pela correção e ética;

8. Todos os autores devem estar cientes da submissão. Caso haja sinalização de algum autor cujo nome for a usado indevidamente, o artigo será sumariamente rejeitado e arquivado;

9. A RBPAE não compactua com discriminações de qualquer natureza, seja dos autores, avaliadores ou do corpo editorial.

10. A RBPAE, como publicação vinculada à ANPAE, não realiza qualquer tipo de cobrança para publicação ou acesso.

 

Fontes para consulta:

Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE) - http://publicationethics.org/resources/guidelines

Resolução n. 466/2012 - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos

Resolução n. 370/2007 - Criação e registro dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs institucionais

Resolução n. 304/2000 - Normas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – Área de Povos Indígenas

Resolução n. 292/1999 - Pesquisas coordenadas do exterior ou com participação estrangeira

Lei n. 8.159/1991 – Lei de Arquivos

 

RBPAE Ethics Statement 

 

RBPAE, safeguarding its commitment to research ethics, declares: 

1. The authors are responsible for the veracity and originality of the information, as well as for respecting the ethical standards of the research, in accordance with the legislation in force;

 2. The Editorial Team will carry out an impartial work, respecting the stages of publication, the confidentiality of data and making use of its discretionary power with parsimony and balance; 

3. For cases involving the Editorial Board, the RBPAE Ethics Committee, made up of three former editors (es) must issue a final opinion; 

4. The authors undertake to make clarifications, retractions and corrections when necessary; 

5. Evaluators must preserve confidentiality and declare a conflict of interest, withdrawing from the evaluation, if they perceive that it exists or if they identify the authors; 

6. Articles and actions that violate human rights and current legislation cannot be published and, if necessary, will be forwarded to the competent authorities; 

7. RBPAE may publish errata and retractions in order to ensure correctness and ethics; 

8. All authors must be aware of the submission. If there is a signal from an author whose name is used improperly, the article will be summarily rejected and filed; 

9. RBPAE does not agree with any type of discrimination, whether from the authors, reviewers or the editorial board. 

10. RBPAE, as a publication linked to ANPAE, does not make any type of charge for publication or access.  

 

Sources for consultation:

Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE) - http://publicationethics.org/resources/guidelines

Resolução n. 466/2012 - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos

Resolução n. 370/2007 - Criação e registro dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs institucionais

Resolução n. 304/2000 - Normas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – Área de Povos Indígenas

Resolução n. 292/1999 - Pesquisas coordenadas do exterior ou com participação estrangeira

Lei n. 8.159/1991 – Lei de Arquivos