Cantoria Brasileira e Slam: poéticas da performance

Autores

Palavras-chave:

Slam, Cantoria, Performance, Literatura Comparada, Corpo

Resumo

Este artigo propõe comparar dois gêneros poéticos orais, a cantoria e o slam, sob a ótica da performance, explorando suas semelhanças e diferenças. Com base em estudos da performance e em obras de referência sobre os dois gêneros, pensados como uma poética que se constitui como técnica, propõe-se considerar o empenho do corpo como objeto técnico (Mauss, 2003). Ressalta-se a relevância da improvisação na cantoria e o ineditismo da autoria no slam, ao passo que se procura realçar o caráter cênico dos dois atos poéticos marcados pela velocidade e a contundência no jogo. O texto aponta como resultado a constatação dessa analogia entre os dois gêneros baseada no caráter cênico da sua performance.

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Biografia do Autor

Tiago Barbosa Souza, Universidade Federal do Piauí - UFPI (professor efetivo); Universidade Federal do Ceará - UFC (doutorando).

Tiago Barbosa Souza é professor da Universidade Federal do Piauí, onde leciona nas áreas de Língua Francesa e Literatura. É Graduado em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição, onde atualmente cursa doutorado. Desenvolve pesquisas sobre oralidade e performance na literatura, representações do corpo na literatura e ensino de língua francesa para mobilidade acadêmica.

Martine Suzanne Kunz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Martine Kunz é francesa, naturalizada brasileira desde 1991. Possui Licenciatura em Letras (1974) e Mestrado em Letras Modernas (1975) pela Sorbonne; Licenciatura em Línguas Vivas Estrangeiras-Português (1978) e Doutorado em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (1982) pela Sorbonne Nouvelle; Pós-doutorado (2008) pela PUC-SP. Professora Titular desde fevereiro de 2018. Atualmente é professora de língua e literatura francesas (DE, Titular) do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFC. Foi um dos membros fundadores do Laboratório de Estudos da Oralidade (LEO: UFC/UECE), criado em 2003 com uma perspectiva multidisciplinar; prosseguiu pesquisando e produzindo no âmbito da oralidade e da textualidade (literatura popular em verso do Nordeste do Brasil). Suas pesquisas atuais giram em torno dos seguintes eixos: literatura comparada numa perspectiva multidisciplinar envolvendo obras de expressão francesa e/ou lusófona, e inclusive a articulação entre sistemas literários e não literários; diálogos interculturais entre erudito e popular, oralidade e escrita. Paralelamente, iniciou em 2019 outro projeto de pesquisa intitulado Uma tradução para o francês de obras escolhidas de Monteiro Lobato. O projeto resulta de uma parceria com Nadine Decourt (Université Lumière Lyon 2, França) e Pauline Franchini (Université de Bourgogne, França) que integram a equipe de tradução.

Publicado

2021-04-12

Como Citar

Souza, T. B., & Kunz, M. S. (2021). Cantoria Brasileira e Slam: poéticas da performance. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(2), 01–22. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102580

Edição

Seção

Performance e Antropologia