Dançar o patrimônio urbano

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio Urbano, Arte Contextual, Artista Conector, Programa Performativo

Resumo

Este artigo propõe um alargamento da discussão da identidade ameaçada do Patrimônio Urbano, percebido dentro de uma cultura de reificação do corpo, a partir do ponto de vista das artes efêmeras. A pesquisa em processo, da qual deriva o artigo, interessa-se em investigar autores que questionam as representações documentais, que recuperam espaços culturais esquecidos e que propõem uma revisão da memória histórica. A análise de trabalhos que traçam a genealogia dessa virada etnográfica na história da arte contribuiu para compreensão de um fazer artístico fundado sobre o mundo sensível e situado em relação ao seu entorno, além de oferecer pistas sobre o artista capaz de convocar o outro para um novo tipo de experiência pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Raposo Semeghini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Arquiteta e Urbanista pela UNICAMP (2014). Atualmente, cursa o mestrado no programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Semeghini, J. R. (2021). Dançar o patrimônio urbano. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(1), 01–27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/94914

Edição

Seção

Temas Contemporâneos II