A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea

Paloma Bianchi, Sandra Meyer Nunes (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil)

Resumo


O artigo parte do princípio de que a educação somática articula questões próximas aos estudos da percepção tanto das ciências cognitivas como da filosofia. Indica que as abordagens somáticas podem ampliar sua área de atuação e transbordar sua função inicial de manutenção da saúde e melhora da qualidade técnica para habitar o campo da pesquisa e da criação em dança. A fim de estreitar a relação entre educação somática e dança, busca-se abordar alguns princípios do estudo da Coordenação Motora de Béziers e Piret e apontar seus possíveis desdobramentos no processo de investigação e criação em dança via percepção. 


Palavras-chave


Coordenação Motora; Abordagem Somática; Dança; Percepção; Processo de Criação;

Texto completo:

ACESSO / ACCESS / ACCÈS

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA - Brazilian Journal on Presence Studies - e-ISSN 2237-2660 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil - http://www.seer.ufrgs.br/presenca

 

       

 

 

Crossref Similarity Check logo

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.