Acessibilidade / Reportar erro

Inovação e Significação em Cena

Innovation and Meaning in the Performing Arts

RESUMO

Com base no processo histórico das relações entre arte e implementos tecnológicos, discute-se o conceito e possível entendimento para os clássicos termos de presença e espaço cênico. Algumas produções brasileiras são citadas visando ilustrar a evolução do uso de implementos técnicos em cena e como exemplos de suas possíveis aplicação e propósitos. Diversos autores são trazidos como referência para o debate sobre a importância e o papel dessa prática na produção da cena contemporânea.

Palavras-chave:
Cena; Percepção; Presença; Espaço; Tecnologia Cênica

ABSTRACT

Based on the historical process of the relation between art and technological implements, the concept and the possible understanding of the classical terms of presence and scenic area is discussed. Some Brazilian productions are cited to illustrate the evolution of the use of technical implements by the performing arts, and to set examples of its possible application and purposes. Several authors are brought in as a reference to the debate about the importance and the role of this practice in the production of the contemporary scene.

Keywords:
Scene; Perception; Presence; Space; Scenic Technology

RÉSUMÉ

À partir du processus historique des rapports entre l'art et les outils technologiques, cet article propose une réflexion et un point de vue sur les concepts classiques de présence et d'espace scénique. Quelques productions théâtrales brésiliennes sont citées afin d'illustrer l'évolution de l'utilisation d'outils technologiques sur scène, ses applications et ses finalités. Plusieurs auteurs sont évoqués en tant que référence dans ce débat sur l'importance et le rôle de cette pratique dans la production de la scène contemporaine.

Mots-clés:
Scène; Perception; Présence; Espace; Technologie Scénique

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARDIOT, Clarisse. Machinations Théâtrales. Patch, Mons, CECN2, n. 10, p. 56-61, out. 2009.
  • BAUCHARD, Franck. Esthétiques de la Mutation au Théâtre. In: CORVIN, Michel; ANCEL, Franck Autour de Jacques Polieri - scenographie e technologie. Paris: Bibliothèque National de France, 2004. P. 87-96.
  • BAUGH, Christopher. Theatre, Performance and Technology: the development of scenography in the twentieth century. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
  • BAUMAN, Zygmunt. O Mal Estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
  • BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica - arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
  • BRUNO, Fernanda. Membranas e Interfaces. In: VILLAÇA, Nízia; GÓES, Fred; KOSOVSKY, Ester (Org.). Que Corpo é Esse?. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. P. 98-111.
  • COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.
  • DEEMER, Charles. Hyperdrama and Virtual Development - notes on creating new hyperdrama in cyberspace. Theatre Central Presents, v. 1, n. 3, s.p., 01 set. 1996. Disponível em: <Disponível em: http://ibiblio.org/cdeemer/virtdev.htm >. Acesso em: 18 ago. 2013.
    » http://ibiblio.org/cdeemer/virtdev.htm
  • ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva , 2010.
  • GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Org.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2010.
  • JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
  • PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva , 2010.
  • PITOZZI, Enrico. O Som e a Cena Contemporânea: notas sobre a noção de imagem acústica. Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, v. 4, n. 1, p. 59-85, 2013.
  • TONEZZI, José (Org.). Dossiê Cena e Tecnologia. Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba , v. 2, n. 1, p. 51-151, 2011. Disponível em: <Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/issue/view/850 >. Acesso em: 18 ago. 2013.
    » http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/issue/view/850
  • VELLOSO, Rubens. Experimentação Radical. In: FOLETTO, Leonardo. Efêmero Revisitado: conversas sobre teatro e cultura digital. Santa Maria: Baixa Cultura, 2011. P. 101-111.
  • 1
    Discurso sobre a Dignidade do Homem, de Pico della Mirandola (1463-1494).
  • 2
    Texto e direção: João das Neves. Diretor musical: Alexandre Elias. Cenografia: Hélio Eichbauer. Figurinos: Rodrigo Cohen. Iluminação: Aurélio Di Simone. Preparação corporal: Angel Vianna e Marito Olsson-Forsberg. Assessoria de cultura judaica: Frida Zalcman. Preparação vocal: Felipe Habib. Fotografia: Chico Lima. Projeções em cena: Cris França e André Scucato. Elenco: Beth Zalcman, Carla Soares, Eduardo Osorio, Érico Damineli, Felipe Habib, Guilherme Tomaselli (piano), Iléa Ferraz, Lígia Tourinho, Luciana Mitkiewicz, Rodrigo Cohen e Wilson Rabelo. Realização e produção executiva: Bonecas Quebradas Produções Artísticas. Trecho disponível em: <http://vimeo.com/30768842>. Acesso em: 05 dez. 2013.
  • 3
    Concepção, criação e interpretação: Jussara Miller. Direção, dramaturgia e cenografia: Norberto Presta. Fotografia, seleção musical e cenotécnica: Christian Laszlo. Concepção visual, sombras e objetos cênicos: Rafael Curci. Iluminação: Lucas Rodrigues. Figurino: Adriana Frias. Música original em gongos e harpa: Daniela Ozi e Georg Ehrenwinkle. Textos falados e depoimentos: Adélia Prado. Produção executiva: Isabela Razera. Direção de produção: Salão do Movimento. Imagens disponíveis em: <http://www.youtube.com/watch?v=nhuFRumA90Q>. Acesso em: 05 dez. 2013.
  • 4
    Concepção, direção geral e imagem: Mirella Brandi. Coreografia e atuação: Marina Salgado. Música: Muepetmo. Dramaturgia: Marcos Azevedo e Beto Matos. Fotos: Ricardo Ferreira. Coordenação de Produção: Marisa Riccitelli Sant'ana. Realização: Phila7.
  • 5
    As informações sobre as produções encontram-se disponíveis em: <http://phila7.com.br/?page_id=125>. Acesso em: 10 set. 2013.
  • 6
    Play on Earth (2007) e What's Wrong whit the World? (2008).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2014

Histórico

  • Recebido
    02 Ago 2013
  • Aceito
    03 Fev 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com