Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação: para reler Grotowski

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    O Workcenter of Jerzy Grotowski foi fundado, a convite de Roberto Bacci e Carla Pollastrelli, em 1986, em Pontedera, na Itália. Ali, Grotowski desenvolveu, até a sua morte em 1999, a investigação que nomeou de "arte como veículo". Atualmente, no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, há duas equipes de trabalho: Focused Research Team in Art as Vehicle, liderada pelo diretor artístico do Workcenter, Thomas Richards, e Open Program, liderada pelo diretor associado, Mario Biagini.
  • 2
    Thomas Richards é diretor do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Em 1996, Grotowski colocou o nome de Richards ao lado do seu no Workcenter, marcando com esse ato, e também com uma série de declarações, o lugar de Richards como o de herdeiro e continuador de suas investigações. Grotowski chamou-o de colaborador essencial e definiu a natureza de sua relação com Richards como sendo a de transmissão do aspecto interior do trabalho. Antes mesmo da morte de Grotowski, Richards já liderava, junto com Mario Biagini, hoje diretor associado, as investigações realizadas no Workcenter. Os dois artistas também detêm os direitos sobre a obra de Grotowski.
  • 3
    As obras da "arte como veículo" são chamadas de Actions. As principais foram, na ordem: Downstairs Action, Action, The Letter e, atualmente, The Living Room. Atualmente, o Open Program, liderado por Biagini, apresenta-se com quatro espetáculos: I Am America, Not History's Bones - a Poetry Concert, Electric Party Songs e Electric Party.
  • 4
    Grotowski, no texto Da Companhia Teatral à arte como veículo dividiu seu trabalho em 4 fases distintas: o teatro dos espetáculos, o parateatro, o Teatro das Fontes e a arte como veículo. Alguns pesquisadores (como De Marinis e Schechner, por exemplo) falam ainda da fase do Objective Drama, período entre 1983 e 1985 no qual Grotowski trabalhou na Universidade da Califórnia, Irvine.
  • 5
    O livro foi publicado, em 2008, pela Editora anglo-americana Routledge, e é composto de três entrevistas: The Edge-Point of Performance, entrevistadora Lisa Wolford; As An Unbroken Stream, entrevistadora Tatiana Motta Lima; e In the Territory of Something Third,entrevistador Kris Salata.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com