Acessibilidade / Reportar erro

Venezuela 1976: o encontro entre o Odin Teatret e os Yanomamis

Venezuela 1976: the meeting of Odin Teatret with the Yanomamis

Venezuela 1976: la rencontre entre l'Odin Teatret et les Yanomamis

RESUMO

O texto descreve o encontro, em 1976, do Odin Teatret e os índios Yanomamis, a partir da participação do grupo dinamarquês no Festival de Caracas (Venezuela), para apresentação do espetáculo Come! And the day will be ours. Discute-se essa viagem, como uma etapa fundamental na história do Odin, pois trata-se da primeira vez que o grupo todo se apresenta na América Latina. Narra-se a permanência do Odin Teatret durante seis semanas na Venezuela e a organização de um troc com os índios Yanomamis, uma comunidade ao norte do rio Orénoque, na Amazônia venezuelana. Os dados analisados são provenientes dos arquivos do CTLS (Holstebro, Dinamarca) assim como de entrevistas e de testemunhos dos atores do Odin Teatret. Usa-se uma perspectiva etnocenológica de análise.

Palavras-chave:
Odin Teatret; Venezuela; Yanomamis; Aprendizagem; Sensorialidade.

ABSTRACT

In 1976, Odin Teatret was invited to the Festival of Caracas (Venezuela) to present the performance Come! And the day will be ours. That journey is a landmark in the history of Odin since it was the first time the whole group went to Latin America. The Odin Teatret group remained six weeks in Venezuela. In this period, the group organized a barter with the Yanomamis, an indigenous community of the Upper Orinoco in the Amazonian Rainforest. This barter is the main topic of our analysis; it is of particular relevance for studying the phenomena related to learning and sensoriality. Our study is based on selected material from the CTLS' archive (Hölstebro, Denmark) and on interviews with the Odin Teatret's actors. We analysed our material from an ethnoscenological point of view.

Keywords:
Odin Teatret; Venezuela; Yanomamis; Learning; Sensoriality.

RÉSUMÉ

En 1976, l'Odin Teatret est invité au Festival de Caracas (Venezuela) pour présenter le spectacle Come! And the day will be ours. Ce voyage marque une étape fondamentale dans l'histoire de l'Odin car il s'agit de la première fois que le groupe est présent au complet sur le territoire latino-américain. L'Odin reste sur place pendant six semaines et, dans cette période, il organise un troc avec les Yanomamis, une communauté indigène de l'Orénoque supérieur en Amazonie vénézuélienne. La recherche dans les archives du CTLS (Holstebro, Danemark) ainsi que les entretiens et les témoignages des acteurs de l'Odin Teatret ont fourni les éléments pour l'étude de cet événement, analysé dans une perspective ethnoscénologique.

Mots-clés:
Odin Teatret; Venezuela; Yanomamis; Apprentissage; Sensorialité.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ADLER, Nancy; GUNDERSEN, Allison. International Dimensions of Organizational Behavior. Independence: Thomson South-Western College Pub., 2008.
  • ALÈS, Catherine. Yanomami, l'ire et le Désir. Paris: Karthala Éditions, 2006.
  • BARBA, Eugenio. Théâtre, Solitude, Métier, Révolte. Montpellier: Collection Les Voies de l'Acteur, l'Entretemps Éditions, 1999.
  • BARTHES, Roland. Sur Racine. Paris, Seuil:, 1963.
  • CHRISTOFFERSEN, Erik Exe. The Actor's Way. London: Routledge, 1993.
  • DE PEDRO, Manuel. Entrevista a Manuel de Pedro Sobre su Filmografía más Destacada. Entrevista realizada por Antonio Sutil e Laura Guevara. Disponível em: <Disponível em: http://vimeo.com/10943197 >. Acesso em: 5 abr. 2011.
    » http://vimeo.com/10943197
  • D'URSO, Tony; TAVIANI, Ferdinando. L'Étranger qui Danse: album de l'Odin Teatret 1972-1977. Rennes: Maison de la Culture de Rennes, 1977.
  • ECO, Umberto. La Poétique de l'Œuvre Ouverte. In: ECO, Umberto. L'Œuvre Ouverte. Paris: Editions du Seuil, 1965. P. 15-40.
  • LIZOT, Jacques. Le Cercle des Feux: faits et dits des Indiens Yanomami. Paris: Editions du Seuil, 1976.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénomènologie de la Perception. Paris: Editions Gallimard, 1976.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. Le Primat de la Perception et ses Conséquences Philosophiques. Lagrasse: Editions Verdier, 1996.
  • RASMUSSEN, Iben Nagel. Il Cavallo Cieco: dialoghi con Eugenio Barba e altri scritti Roma: Memorie di Teatro Bulzoni editore, 2006.
  • TAVIANI, Ferdinando (Org.). Il Libro dell'Odin. Milano: Feltrinelli, 1981.
  • TORRES LEON, Vicglamar. Segun Eugenio Barba el Odin Teatret Vino tras Leones Feroces. El Universal, Caracas, n. 31128, 7 mar. 1996.
  • TRUJILLO, Manuel. Experiencia Unica en el Mundo: uno de los grupos teatrales mas avanzados intercambia actuacion con otro de los mas primitivos, 1976. Documento do Arquivo do Centre for Theatre Laboratory Studies (CTLS) localizado no Odin Teatret em Holstebro, Dinamarca.
  • 1
    Essa palavra que designa notadamente uma "troca direta de bens sem intervenção de moeda" CNRS, Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales (Disponível em: <http://www.cnrtl.fr/definition/troc>; Acesso em: 2 abr. 2011), foi tomada pelo Odin Teatret na sua prática para indicar um intercâmbio de ações, de músicas, de danças ou de práticas artísticas entre duas comunidades determinadas.
  • 2
    A ideia de Terceiro Teatro foi formulada durante o Primeiro Encontro de Teatro de Grupo organizado em Belgrado no outono de 1976 para definir o conjunto de grupos de teatro não reconhecidos pelo circuito convencional, tampouco pertencentes a arte de vanguarda.
  • 3
    Nota de Tradução: nas citações de Trujillo, no texto original, não estão disponíveis as informações sobre a numeração das páginas consultadas. Para determinar esta situação, optamos por empregar p. n.i. (página não informada) ao lado das citações deste autor.
  • 4
    Ele viveu vinte cinco anos de sua vida junto com a comunidade dos Yanomami de Karohi, e na época do troc ele vivia já há seis anos entre eles. Ele havia publicado recentemente o livro Le Cercle des Feux. Faits et Dits des Indiens Yanomami, pela Éditions du Seuil em Paris em 1976.
  • 5
    O filme Theatre meets Ritual, Odin Teatret in Amazonia (1976) foi produzido pela cooperativa Kurare em 1976, em cores, duração de 25 min., sem narração.
  • 6
    A atriz Else Marie Laukvik conta numa entrevista que os Yanomamis tinham pedido aos visitantes para lhes trazer de três a cinco filhotes de cachorro, mas ela conta que apenas um filhote foi levado pelo Odin ao cacique no momento da troca de presentes.
  • 7
    Jornalista e crítico de teatro dinamarquês que colaborou durante anos com o Odin Teatret.
  • 8
    Essas diferentes etapas são descritas pela atriz Iben Nagel Rasmussen (Rasmussen, 2006, p. 87).
  • 9
    Tradução nossa.
  • 10
    Entrevista a Manuel de Pedro Sobre su Filmografía más Destacada, entrevista realizada por Antonio Sutil e Laura Guevara. Disponível em: <http://vimeo.com/10943197>. Acesso em: 5 abr. 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2011
  • Aceito
    Mar 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com