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Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar

Body and Embodiment in Theatre: from semiotics to neurosciences. A Short Interdisciplinary Glossary

Corps et Corporéité au Théâtre: de la sémiotique aux neurosciences. Petit glossaire interdisciplinaire

RESUMO

Este texto aborda os conceitos de corpo e corporeidade, levantando um léxico de palavras que pretendem funcionar como instrumento por intermédio do qual pensa-se uma nova teatrologia. Discute-se a distinção entre corpo e carne e sua junção teórico-prática na noção de corporeidade. Da mesma forma, convoca-se autores como Marcel Jousse, Richard Schechner, Jean-Marie Pradier, entre outros para ampliar o espectro de possibilidades de pensar o corpo na cena contemporânea. Efetiva-se conexões entre Neurociências, Etnocenologia e Performance Studies, em especial, a partir do conceito de neurônio-espelho como uma simulação encarnada das ações e intenções, mostrando possibilidades de alargar a teatrologia ao incluir o estudo da relação ator espectador numa perspectiva interdisciplinar.

Palavras-chave:
Etnocenologia; Neurociências; Ator; Espectador; Teatro.

ABSTRACT

This text covers the concepts of body and embodiment, creating a lexicon of words serving as instruments to think about the latest theatre studies. It discusses the distinction between body and flesh and their theoretical-practical combination in the notion of embodiment. Likewise, it is supported by works by Marcel Jousse, Richard Schechner, Jean-Marie Pradier, among others, to extend the spectrum of possibilities of thinking about the body in the contemporary scene. Connections are made between Neurosciences, Ethnoscenology and Performance Studies, in particular from the concept of mirror neurons as an embodied simulation of actions and intentions, showing possibilities to expand theatrology by including the study of the relationship between actor and spectator in an interdisciplinary perspective.

Keywords:
Ethnoscenology; Neurosciences; Actor; Spectator; Theatre.

RÉSUMÉ

Ce texte aborde les concepts de corps et de corporéité, mettant en place un lexique censé fonctionner comme un outil à travers lequel il serait possible d'envisager une nouvelle théâtrologie. Il propose une réflexion à la fois sur la distinction entre corps et chair et sur leur rapprochement théorico-pratique dans la notion de corporéité. De même, il invoque des auteurs comme Marcel Jousse, Richard Schechner, Jean-Marie Pradier, entre autres, pour élargir le spectre des possibilités d'envisager le corps sur la scène contemporaine. Il établit des connexions entre les neurosciences, l'ethnoscénologie et les performance studies, à partir notamment du concept de neurone-miroir, envisagé en tant qu'une simulation incarnée dans les actions et dans les intentions. Il montre ainsi quelques possibilités pouvant élargir le champ de la théâtrologie, en y incluant l'étude de la relation acteur spectateur dans une perspective interdisciplinaire.

Mots-clés:
Ethnoscénologie; Neurosciences; Acteur; Spectateur; Théâtre.

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  • TURNER, Victor. Antropologia della Performance. Bologna: Il Mulino, 1993.
  • 1
    No que concerne ao âmbito semiótico, conforme, por exemplo, FONTANILLE, Jacques. Soma et séma: figures du corps. Paris: Maisonneuve et Larose, 2004 (tradução italiana: Figure del corpo, Roma, Meltemi, 2004); sem esquecer as precoces contribuições de Patrizia Magli (MAGLI, Patrizia. Corpo e Linguaggio. Roma: Editoriale L'Espresso, 1980), ao, sobretudo, Il volto e l'anima (MAGLI, Patricia. Il Volto e l'Anima: fisiognomica e passioni. Milano: Bompiani, 1995). No que concerne a filosofia, no sentido mais amplo do termo, ver MARZANO, Michela. Dictionnaire du Corps. Paris: PUF, 2007. Em todo o caso, me declaro completamente de acordo com Jean-Pierre Triffaux, quando escreve, referindo-se entre outros a Ariane Mnouchkine e a Pippo Delbono: "afirmar que o teatro é uma arte do corpo é ainda e ainda necessário" (TRIFFAUX, Jean-Pierre. Le double drame de la représentation. In: HELBO, André (Org.). Performance et Savoirs. Bruxelles: de Boeck, 2011. P. 130).
  • 2
    Quase trinta anos atrás, o meu tratado de semiótica teatral encerrava-se com um capítulo dedicado desde o título ao trabalho do espectador (De Marinis, 1982, capítulo 7).
  • 3
    Sobre essas iniciativas, sobre as questões teóricas que são subjacentes e, em especial, sobre as bases biológicas das artes performativas (Bortoletti, 2007); (Sofia, 2010; 2011); (De Marinis, 2011b), em particular os capítulos Dal pre-espressivo alla drammaturgia dell'attore: saggio su La canoa di carta e Contro la distanza: verso nuovi paradigmi per l'esperienza teatrale.
  • 4
    Para ser preciso, Antonin Artaud já havia experimentado conferir dignidade teórica para a carne, no curto e denso texto, intitulado Position de la chair, de 1925 (Artaud, 2004).
  • 5
    Enrico Pitozzi, Corpo/corporeità, artigo inédito colocado a disposição pelo autor (p. 3 do manuscrito). Esse artigo faz parte de uma obra coletiva em fase de preparação, sob a minha direção, e tendo o objetivo de propor um léxico da nova teatrologia. Do mesmo autor, ver também a tese de doutorado, em fase de publicação: Il corpo, la scena, le tecnologie. Per un'estetica dei processi d'integrazione, 2007/2008.
  • 6
    Ver a seguir, a propósito das afinidades entre essa perspectiva e as descobertas recentes das neurociências sobre os neurônios-espelho.
  • 7
    7Está muito próximo, aqui, da noção de simulação encarnada proposta hoje pelas neurociências. Veja abaixo na seção de mesmo nome.
  • 8
    GALLESE, Vittorio apud BORTOLETTI, Francesca. Il Corpo Teatrale: mimetismo, neuroni specchio, simulazione incarnata. In: BORTOLETTI, Francesca (Org.). Teatro e Neuroscienze: l'apporto delle neuroscienze cognitive a una nuova teatrologia sperimentale. Culture Teatrali, Bologne, n. 16, 2007.
  • 9
    Segundo Falletti "{...} ao pré-expressivo do ator corresponde o pré-reflexivo do espectador, 'aquela modalidade de compreender que, antes de cada mediação conceitual e linguística, produz forma pela nossa experiência dos outros'" (Rizzolati; Sinigaglia, 2006).
  • 10
    Faço aqui referência a uma proposta bastante desenvolvida feita por Elodie Verlinden na sua intervenção no Colóquio de Bruxelas em abril de 2011. Do mesmo autor, veja também, Danser avec soi, em Performance et savoirs, p. 157-169.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    Set 2011
  • Aceito
    Fev 2012
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