Acessibilidade / Reportar erro

Das Crianças, do Teatro, do Não-Compreender

On Children, on Theatre, on Non- Understanding

Des Enfants, du Théâtre, de la Non- Compréhension

RESUMO

Este texto conjuga reflexões teórico-teatrais que vão desde Aristóteles até o teatro pós-dramático, passando por Brecht e Schiller. Trata-se aqui de preocupações pedagógicas acerca do sentido e dos rumos que pode e deve tomar o teatro infantojuvenil atual. Discute-se o teatro infantojuvenil a partir das transformações que a obra teatral sofreu em sua estética e em seu próprio conceito ao longo do século XX. Propõe-se o abandono da pretensa função didática que havia sido atribuída tradicionalmente ao teatro infantojuvenil.

Palavras-chave:
Anagnorisis; Educação; Pedagogia; Teatro; Teatro Infantojuvenil

ABSTRACT

This text combines theoretical-theatrical reflectionsranging from Aristotle to post-dramatic theatre, going through Brecht and Schiller. It deals with thepedagogical concerns about themeaning and paths that the current children and youth theatre couldand should take. It also discusses children and youth theatre, basedon the transformations that theatrical works undertook intheir aesthetics and in their own concept over the twentieth century. We propose to abandon the alleged educational function that hadtraditionally been attributed to children and youth theatre.

Keywords:
Anagnorisis; Education; Pedagogy; Theatre; Children and Youth Theatre

RÉSUMÉ

Ce texte présente une réflexion théorico- théâtrale allant d'Aristote jusqu'au théâtre post-dramatique, en passant par Brecht et Schiller. Il traite des questions pédagogiques qui s'articulent autour du sens et des directions que peut et doit prendre actuellement le théâtre jeune public. Celui-ci est abordé à partir des transformations subies par l'œuvre théâtrale, à la fois dans son esthétique et dans son concept même, tout au long du XXème siècle. L'auteur propose ainsi d'abandonner la prétendue fonction didactique traditionnellement attribuée au théâtre jeune public.

Mots-clés:
Anagnorèse; Éducation; Pédagogie; Théâtre; Théâtre Jeune Public

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ARISTÓTELES. Poetik. Griechisch/Deutsch. Tradução e edição de Manfred Fuhrmann. Stuttgart: Reclam, 1982.
  • DREYSSE, Miriam; MALZACHER, Florian (Org.). Rimini Protokoll. Experten des Alltags. Berlim: Alexander, 2007.
  • LEHMANN, Hans-Thies. Eine Unterbrochene Darstellung. Zu Walter Benjamins Idee des Kindertheaters. In: WEILER, Christel; LEHMANN, Hans-Thies (Org.). Szenarien von Theater und Wissenschaft. Berlim: Theater der Zeit, 2003. P. 181-203.
  • LEHMANN, Hans-Thies. Prädramatische und Postdramatische Theater-Stimmen. Zur Erfahrung der Stimme in der Live-Performance. In: KOLESCH, Doris; SCHRÖDEL, Jenny (Org.). Kunst-Stimmen. Berlim: Theater der Zeit , 2004. P. 40-66.
  • WENZEL, Karola. Arena des Anderen. Zur Philosophie des Kindertheaters. Milow/Berlim: Schibri, 2006.
  • WESTPHAL, Kristin. Zur Aktualität der Künste im Morgen. In: WESTPHAL, Kristin; LIEBERT, Wolf-Andreas (Org.). Gegenwärtigkeit und Fremdheit. Wissenschaft und Künste im Dialog über Bildung. Weinheim/Munique: Juventa, 2009. P. 171-184.
  • 1
    Este texto foi publicado no original em alemão em: LEHMANN, Hans-Thies. Kinder, Theater, Nichtverstehen. In: VAßEN, Florian (Org.). Korrespondenzen. Theater - Ästhetik - Pädagogik. Berlim: Schibri-Verlag, 2010. P. 19-29. Agradecemos aos autores pela autorização de tradução e publicação.
  • 2
    N.T.: Forced Entertainment é um prestigioso grupo teatral e performático inglês, formado por seis atores e dirigido por Tim Etchell.
  • 3
    N.T.: no original em alemão Schulmusikbewegung: movimento que existiu no fim dos anos 1920 e princípio dos anos 1930 na Alemanha, quando boa parte dos ginásios desenvolveram e mantiveram orquestras e coros escolares de alta qualidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    Jul 2011
  • Aceito
    Out 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com