Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte https://seer.ufrgs.br/index.php/philia <p>A<strong> Revista <em>PHILIA | Filosofia, Literatura &amp; Arte</em> </strong>é um periódico semestral vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A <em>PHILIA</em> publica contribuições acadêmicas inéditas que abordem as relações entre os campos da Filosofia, da Literatura e da Arte ou que se dediquem à pesquisa interdisciplinar em uma dessas áreas. São publicados regularmente artigos, resenhas, traduções (integrais ou parciais de obras teóricas ou literárias) e ensaios visuais. Os números podem ser temáticos ou atemáticos, conforme as propostas das chamadas para submissão. As chamadas são publicadas na aba "<a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/announcement" target="_blank" rel="noopener">Anúncios</a>".</p> <p>A <em>PHILIA </em>é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS (https://www.ufrgs.br/filosofia/), ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (https://www.ufrgs.br/ppgletras/) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS (https://www.ufrgs.br/ppgav/).</p> <p>ISSN 2596-0911 </p> <p>Qualis B3 (quadriênio 2017/2020)</p> pt-BR <p>Seguindo a recomendação do PKP (Público Knowledge Project), nossa revista trabalha com a licença Creative Commons (CC), ou seja, os direitos autorais de trabalhos publicados em PHILIA são compartilhados entre revista e autores, conquanto que os mesmos expressem claramente a partilha.</p><p>https://br.creativecommons.org/</p> revistaphilia@ufrgs.br (Kathrin Holzermayr Rosenfield) revistaphilia@ufrgs.br (Patrícia Cristine Hoff) Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O artista efêmero https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127732 <p>Este artigo busca analisar de que maneira o artista, em meados dos anos 1960, que utiliza a efemeridade em seus processos artísticos sofre de melancolia. O intuito é complexificar a postura desse artista de vanguarda e ainda analisar sua ação de registro da perda da obra, através da interpretação alegórica benjaminiana dessas imagens.<span class="Apple-converted-space">&nbsp;</span></p> Tainan Barbosa Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127732 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 The central element of the comic sense of Great Expectations https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127465 <p>Sendo retratado como alguém com interiorização, Pip, o personagem principal de <em>Great Expectations</em>, de Charles Dickens, pensa por si só e muda com o resultado desse pensamento. Essa característica o faz amadurecer e ser capaz de solidificar uma personalidade plena, um “self”, ao final do romance. A personalidade de Pip toma forma na aceitação de sua <em>necessidade de dor</em>, observada em sua relação com Estella, seu amor de infância. Estella não o ama como ele a ama, mas Pip, mesmo sem desenvolver um relacionamento sexual com ela, como o final ambíguo do romance sugere, aceita a natureza dolorosa do amor. Em outras palavras, ele aceita estar perto de Estella ainda que o relacionamento deles cause dor a ele. Meu argumento, portanto, é que o caráter reconciliatório da aceitação de sua necessidade de dor configura o aspecto cômico da personalidade de Pip e o sentido cômico do romance.</p> <p>&nbsp;</p> Tiago Cabral Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127465 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 A Schizophreni de Ricardo III https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127318 <p>Este artigo propõe averiguar como, reciprocamente, Ricardo III encontra-se em Jekyll e Hyde e como as personalidades de Jekyll e Hyde coabitam em Ricardo III, através da spaltung (clivagem - dissociação/esquizofrenia), e da linguagem com base nos conceitos psicanalíticos de Bleuler, Freud e Lacan, investigando a conjectura relação entre o discurso intertextual e gestual de Ricardo III (Shakespeare, 1593) e o doppelgänger (duplo) de O Médico e o Monstro (Stevenson, 1886).</p> Igor Alexandre Capelatto Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127318 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Sainte-Victoire, as muitas montanhas de Cézanne. Do que se vê e faz ver, da cor, da visão. https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127329 <p>Este trabalho pretende mostrar um pouco da vida e obra do pintor Paul Cézanne. Abordaremos também como a cor, ao compor a experiência visual, está presente em suas obras. Mostraremos como a neurociência aborda algumas questões sobre a experiência visual que podem ser relacionadas à pintura de Cézanne. Compilaremos a importância da visibilidade como um enigma com o qual lida os pintores; tendo como base teórica a obra de Merleau-Ponty, sobretudo a <em>Fenomenologia da Percepção</em> e o <em>Olho e o Espírito</em>. Por fim tentaremos entender como Cézanne lidou com a paisagem da montanha de Sainte-Victoire, fundamental em sua obra, e por fim sugeriremos a razão dele a ter pintado inúmeras vezes.</p> Sâmara Araújo Costa Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127329 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Alberto Caeiro: Da experiência à tranquilidade https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127360 <p>A originalidade da “filosofia” de Alberto Caeiro, o heterónimo de Fernando Pessoa, assenta numa forma de sentir. Se pensarmos que uma filosofia exprime ideias e apenas ideias estaremos equivocados, O que ela exprime, como provavelmente todas as filosofias, <em>são pensamentos que se sentem</em>. Também a tranquilidade que se propaga aquando da leitura dos seus poemas é a suprema verdade da sua “filosofia”.</p> José Manuel Heleno Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127360 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Christ in his Parent's House: uma discussão sobre peso entre literatura e pintura a partir da crítica de Dickens https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127357 <p><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">o pensamento moderno, a despeito de todas as suas variações, foi iconoclasta na medida em que buscou atacar valores pré-modernos. Porém os valores vão se tornando consolidados e também vão sendo atacados. Assim, a novidade é mantida às custas de violência com formas simbólicas. Nesse sentido, a destruição chama a atenção do moderno e atiça sua curiosidade, algo que Calvino chama de peso, que tem seu lugar no interior da arte. Pode a literatura, repositória do conhecimento letrado, uma das bases da própria modernidade, ser ela mesmo uma iconoclasta? A pintura, como são seus pesos? Nas palavras de Dickens, vemos serem defendidos dois pesos e duas medidas.</span></span></p> Ricardo Cortez Lopes, Lis Yana de Lima Martinez Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127357 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 O Livro do Desassossego de Bernardo Soares: Uma não-vida para viver sem medida https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127656 <p>O <em>Livro do Desassossego</em> apresenta como núcleo vital uma incapacidade de agir resultante da tensão dialética entre o imo e o mundo exterior que é experienciada pelo seu autor. Bernardo Soares habita um espaço intersticial entre o <em>pathos</em> pensante e a inatingível imanência da sensação, deixando-se mergulhar num tédio e cansaço profundos propícios à produção literária. É no seio da <em>poiesis </em>que o semi-heterónimo pessoano encontra uma possibilidade de existir em constante inação – um não-viver como método para uma existência repleta de aporias.&nbsp; A presente reflexão centrar-se-á nesta proposta de uma não-vida, de um não-ser, articulando-a com o tema da negatividade que lhe subjaz e com a importância da positividade literária enquanto <em>dentro exteriorizado</em> capaz de distender os antagonismos existenciais.</p> Teresa Nunes Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127656 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 As representações do feminino sob a perspectiva da crítica feminista dentro dos âmbitos sociais, culturais e políticos no romance Between the Acts https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127734 <p><span style="font-weight: 400;">Tomando como base os próprios ensaios de Virginia Woolf, como </span><em><span style="font-weight: 400;">A Room of One’s Own</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1929), </span><em><span style="font-weight: 400;">Three Guineas</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1938) e </span><em><span style="font-weight: 400;">Thoughts on peace in an air raid</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1940), e os ensaios </span><em><span style="font-weight: 400;">Compulsory Heterossexuality and Lesbian Existence</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1980) de Adrienne Rich, </span><em><span style="font-weight: 400;">Gender Trouble: Feminism And the Subversion of Identity</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1990), de Judith Butler e </span><em><span style="font-weight: 400;">Sister Outsider</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1984), de Audre Lorde, esta pesquisa visa a análise do romance </span><em><span style="font-weight: 400;">Between the Acts</span></em><span style="font-weight: 400;"> da escritora inglesa Virginia Woolf por um viés feminista, político e sócio-cultural, partindo da perspectiva das representações das figuras femininas e o contexto presente durante a Segunda Guerra Mundial.</span></p> Nicole Sá, Maria Oliveira Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127734 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 O povo que lê: leitores de camadas populares em contos de Machado de Assis https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127666 <p>Este trabalho se propõe a analisar a ocorrência de personagens leitores de camadas populares em contos de Machado de Assis, observando quem são esses leitores, como eles leem, qual é seu contexto sociocultural e quais são as motivações e implicações de suas leituras. Pretende-se com isso, tanto abordar sob nova perspectiva a recorrente representação de práticas de leitura na obra de Machado, quanto apresentar possíveis contribuições para uma melhor compreensão do ambiente letrado no Segundo Reinado e do acesso a ele pelas classes populares. Como movimento de conclusão, apresenta-se uma possível leitura dos contos e personagens analisados a partir da proposição de Fischer sobre a tese dos “Quatro poderes” de Fragoso e o lugar do malandro.</p> Luís Fernando Portela Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127666 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Contextos de Lazer e Gênero: O Álbum de música “Eu sou mulher, eu sou feliz https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127730 <p class="Bioeresumos"><span style="font-weight: normal;">O álbum “Eu sou mulher eu sou feliz”, é constituído por dezesseis canções, compostas por Zélia Duncan e Ana Costa com produção de Bia Paes Leme. Nesta investigação o álbum é entendido como um texto cultural, um artefato que ensina e divulga modos de ser. A análise se debruçou em identificar nas letras das canções os contextos de gênero e lazer. O álbum apresenta um manifesto político, pedagógico e a necessidade que impera em torno do lazer na vida e na história das mulheres. As letras apresentam as desigualdades que as mulheres sofrem no que diz respeito a rotina do dia a dia e as questões de violências. O método foi uma escrita feminina por meio da técnica de bricolagem.</span></p> Cathia Alves, Rita Peloso Grasso Grasso, Khellen C. P. Correia Soares, Carla A. N. Lima e Santos Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127730 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Epigramas https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/134715 <p>Ensaio Visual.</p> Manoela Cavalinho Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/134715 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Interrupção e nostalgia https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127718 <p>Trata-se de um ensaio visual.</p> Eduardo Ferraz Felippe Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127718 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 A cabeça de Salomé https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127688 <p>Ensaio Visual</p> Samy Sfoggia Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/127688 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300 Expediente e Sumário https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/134712 <p>Expediente e sumário.</p> Lauro Iglesias Quadrado, Paula Trusz, Patrícia Hoff, Guilherme Mautone Copyright (c) 2023 Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/134712 Mon, 14 Aug 2023 00:00:00 -0300