v. 6 n. 2 (2012): PARAONDE!?

					Visualizar v. 6 n. 2 (2012): PARAONDE!?
Publicado: 2012-09-11

Apresentação

  • Apresentação

    - Comissão Organizadora
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.37041

Artigos

  • Por uma Geografia da música: um panorama mundial e vinte anos de pesquisas no Brasil

    Lucas Manassi Panitz
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36474
  • A paisagem sonora religiosa

    Marcos Alberto Torres
    11-19
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36475
  • Espaços do choro em Natal - RN: um olhar geográfico

    Pablo Raniere Medeiros da Costa, Alessandro Dozena
    20-31
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36476
  • Música e Trabalho nas Cidades: o circuito superior marginal e inferior em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Recife

    Villy Creuz
    32-42
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36477
  • Acordes e melodias na "cidade partida": o tema da segregação sócioespacial cantado por alguns sambistas cariocas

    Alexandre Moura Pizotti
    43-51
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36480
  • Segregação espacial e música eletrônica: a cena cultural soteropolitana

    Maria Auxiliadora da Silva, Juliana Cunha Costa
    52-61
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36481
  • Da música ao som: uma proposta para abordar o espaço

    Thaís Amorim Aragão
    62-68
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36482
  • Pontes imaginárias sob o céu da Manguetown: o Mangue Beat e os novos olhares sobre o Recife

    David Tavares Barbosa, Caio Augusto Amorim Maciel
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36483
  • Representações da cidade e a denúncia da realidade urbana: espaço e sociedade na música de Fito Paez

    Adriana Pozzani de La Vielle e Silva
    81-88
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36484
  • A Geografia na Obra de Júlio Verne: difusão, tradição e modernidade

    Inês Aguiar de Freitas, Rodrigo Fernandes
    89-95
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36485
  • "Ao povo rio-grandense entrego as minhas provincianas": a literatura no século XIX e a obra de Bernardo Taveira Junior

    Mariana Couto Gonçalves
    96-101
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36486
  • Representações, normas e lugares: contos de contrabando da fronteira gaúcha

    Adriana Dorfman
    102-113
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36487
  • Outra geografia em literaturas de fronteira

    Carlos Garcia Rizzon
    114-124
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36488
  • "Sentido de passado" na (in)autenticidade da experiência do lugar no Bixiga

    Thiago Rodrigues Gonçalves
    125-132
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36489
  • Paisagem sonora do boi do Norte: a música que cura todos os males

    Beatriz Helena Furlanetto, Salete Kozel
    133-143
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36490
  • O fandangueiro narrador: a geografia e a modernização do território na música regional caiçara

    Bruno Esslinger de Britto Costa
    144-154
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36491
  • Nas rimas do Cururu do Médio Tietê (SP)

    Neusa de Fátima Mariano
    155-162
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36492
  • A manifestação do lugar nos versos do Cururu na Região Paulista do Médio-Tietê

    Henrique Albiero Pazetti
    163-170
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36493
  • Os Troncos Missioneiros e a construção da identidade missioneira a partir da música

    Iuri Daniel Barbosa
    171-177
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36494
  • Geografia da música e políticas espaciais: a 9ª sinfonia de Antonin Dvořák e o nacionalismo estadunidense

    Carolina Deconto Vieira
    178-187
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36495
  • Diálogo necessário entre a geografia e literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental

    Francielle Bonfim Beraldi, Cláudio Benito de Oliveira Ferraz
    188-196
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36496
  • Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de geografia

    Victor Hugo Nedel Oliveira, Flávio Lopes Holgado
    197-205
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36497
  • A música como instrumento para o ensino de geografia e seus conceitos fundamentais: pensando em propostas para o trabalho em sala de aula

    Lucas Labigalini Fuini, Juliana Lopes dos Santos, Camilla Andréa Damião, Patrícia de Oliveira, Gabriel Rios
    206-216
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36498
  • Música, geografia e ensino: o diálogo local/global nos movimentos Mangue Beat e Hip Hop

    Demetrius Gomes
    217-225
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.36499