GESTÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE NAVEGAÇÃO E DOS PORTOS NACIONAIS QUE OPERAM NA HIDROVIA DO PARAGUAI-PARANÁ

Autores

  • Samuel Ribeiro de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Aguinaldo Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.99996

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Fronteira. Hidrovia Paraguai-Paraná.

Resumo

A Hidrovia do Paraguai-Paraná (HPP) constitui um dos mais importantes eixos fluviais de integração da América do Sul e vetor de desenvolvimento socioeconômico da região. Percorre cinco países (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai) e sua utilização foi regulamentada pelo Acordo de Santa Cruz de La Sierra, que consagra, entre outros, os princípios de livre trânsito e de liberdade de navegação. Esse acordo permite o compartilhamento de território e de águas, redundando em alguns atritos. Nesse cenário conflituoso, ressalta-se a questão ambiental. A legislação brasileira é bem rígida com a proteção ao meio ambiente e estabelece diversos instrumentos e procedimentos destinados à preservação ambiental no âmbito das atividades econômicas potencialmente poluidoras. Dentre esses, merece destaque a gestão ambiental. Com este trabalho, buscou-se analisar, a partir de critérios objetivos, a eficiência da gestão ambiental das empresas brasileiras de navegação e dos portos nacionais que operam na HPP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Ribeiro de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Autor 1: Samuel Ribeiro de Sousa

Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará- UFC; Pós-Graduado em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal. Contato: sarisosrs@gmail.com;

 

Aguinaldo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Autor 2: Aguinaldo Silva

Professor Doutor em Geociências e Meio Ambiente. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, Campus do Pantanal. Contato: aguinaldo.silva@ufms.br.

GESTÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE NAVEGAÇÃO E DOS PORTOS NACIONAIS QUE OPERAM NA HIDROVIA DO PARAGUAI-PARANÁ

Downloads

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços