Território e identidade na região carbonífera do Baixo Jacuí/RS: o acervo documental da mineração do arquivo histórico do Museu Estadual do Carvão

Autores

  • Alexsandro Witkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMuspa)
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.94538

Palavras-chave:

Arquivo Histórico do Museu Estadual do Carvão, Patrimônio documental, Território e Identidade.

Resumo

Os municípios da região carbonífera do baixo Jacuí/RS tiveram sua economia e sociedade forjadas a partir da extração do carvão mineral. A documentação das antigas empresas mineradoras contém informações importantes sobre o território e a construção identitária daquelas comunidades. Este acervo é reconhecido pela função social de testemunho e de referência, caracterizando-o como patrimônio documental. O objetivo central da investigação é apresentar apontamentos e reflexões sobre território e identidade a partir do cotejamento entre o processo histórico da região (documentos) e autores que trabalham com os respectivos temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro Witkowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMuspa)

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2009). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestrando em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Delegado Regional Defender/RS - Defesa Civil do Patrimônio Histórico - Região Carbonífera do Baixo Jacuí/RS (2015-2017). Membro titular do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio/RS (biênios 2015-2017 e 2018-2020). Membro associado do Icomos Brasil - núcleo do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Rio Grande do Sul, e na área do Patrimônio Cultural, com ênfase na defesa e promoção do patrimônio cultural da Região Carbonífera do RS. Possui interesse nas áreas de Arquivologia, Museologia, Memória Social e Patrimônio Cultural.

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor titular do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, além de ser professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) e do Programa de Pós-graduação de Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) ambos da mesma instituição. Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1984), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Pós-doutorado em Memória Social pela UNIRIO (2017). Tem experiência na área de Sociologia e Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, consumo, cultura popular, memória social, festas populares, conhecimento e sociedade, imaginário, mídia e representações sociais, cultura, patrimônio cultural, sustentabilidade e meio ambiente .É Coordenador do Grupo de Trabalho "Informação, Educação e Trabalho" (GT-6), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2019-2020.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos