O POTENCIAL DIDÁTICO DAS FOTOGRAFIAS DO ESPAÇO URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Alcimar Paulo Freisleben POSGEA UFRGS
  • Nestor André Kaercher POSGEA UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.86192

Palavras-chave:

Fotografia, Livro Didático, Espaço Urbano, Ensino de Geografia

Resumo

Buscando compreender as potencialidades didáticas das fotografias e sua função de estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas e processos que moldam as cidades, realizamos atividades de análise de fotografias do espaço urbano (dos livros didáticos de Geografia, da internet e feitas pelos alunos); com estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná (Ensino Médio e Universitário). As fotografias são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem esta linguagem visual, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e se transformarem em conhecimento geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Paulo Freisleben, POSGEA UFRGS

Doutorando POSGEA/UFRGS

Nestor André Kaercher, POSGEA UFRGS

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia e da Faculdade de Educação da UFRGS.

Downloads

Publicado

12-09-2019

Como Citar

FREISLEBEN, A. P.; KAERCHER, N. A. O POTENCIAL DIDÁTICO DAS FOTOGRAFIAS DO ESPAÇO URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 09–22, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.86192. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/86192. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos