O POTENCIAL DIDÁTICO DAS FOTOGRAFIAS DO ESPAÇO URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.86192Palavras-chave:
Fotografia, Livro Didático, Espaço Urbano, Ensino de GeografiaResumo
Buscando compreender as potencialidades didáticas das fotografias e sua função de estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas e processos que moldam as cidades, realizamos atividades de análise de fotografias do espaço urbano (dos livros didáticos de Geografia, da internet e feitas pelos alunos); com estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná (Ensino Médio e Universitário). As fotografias são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem esta linguagem visual, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e se transformarem em conhecimento geográfico.