FOTOGRAFIAS DE ÁFRICA: ENTRE INVENÇÕES E AVENTURAS

Autores

  • Raphaela Desiderio Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Ivaine Maria Tonini Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.83824

Palavras-chave:

África. Fotografia. Geografia Escolar.

Resumo

O artigo intenciona problematizar fotografias didáticas de África presentes na Geografia Escolar. Trata de dois exercícios de mobilização de pensamento em um espaço de formação inicial de professores de Geografia: o primeiro trata de compreender qual ideia de África está presente em um livro didático e suas implicações para a construção de saberes sobre o continente e o segundo intenciona deslocar, através de fotografias do cotidiano dos africanos disponíveis em rede social, o pensamento para a existência de práticas pedagógicas em Geografia que viabilizem discussões e enfrentamento das questões raciais e da educação pelas imagens na Educação Básica. Os exercícios oportunizaram espaços de discussões sobre a ideia de África que permeia a Geografia Escolar, mostraram, ao mesmo tempo, a força das fotografias na validação e reprodução de discursos hegemônicos eurocêntricos e um descompasso com as diretrizes para a Educação das Relações Étnico-raciais, mas também proporcionaram encontros com fotografias que são capazes de deslocar nossos olhares e pensamentos para a abordagem de África no plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela Desiderio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, linha de pesquisa Ensino de Geografia. Bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal. Membro do Grupo Geografias de Experiências da Universidade do Estado de Santa Catarina, um dos polos que integram a Rede de Pesquisa Nacional: Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações.

Downloads

Publicado

2015-06-21

Edição

Seção

Artigos