FOTOGRAFIAS DE ÁFRICA: ENTRE INVENÇÕES E AVENTURAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.83824Palavras-chave:
África. Fotografia. Geografia Escolar.Resumo
O artigo intenciona problematizar fotografias didáticas de África presentes na Geografia Escolar. Trata de dois exercícios de mobilização de pensamento em um espaço de formação inicial de professores de Geografia: o primeiro trata de compreender qual ideia de África está presente em um livro didático e suas implicações para a construção de saberes sobre o continente e o segundo intenciona deslocar, através de fotografias do cotidiano dos africanos disponíveis em rede social, o pensamento para a existência de práticas pedagógicas em Geografia que viabilizem discussões e enfrentamento das questões raciais e da educação pelas imagens na Educação Básica. Os exercícios oportunizaram espaços de discussões sobre a ideia de África que permeia a Geografia Escolar, mostraram, ao mesmo tempo, a força das fotografias na validação e reprodução de discursos hegemônicos eurocêntricos e um descompasso com as diretrizes para a Educação das Relações Étnico-raciais, mas também proporcionaram encontros com fotografias que são capazes de deslocar nossos olhares e pensamentos para a abordagem de África no plural.Downloads
Não há dados estatísticos.