LUGARES DE RESISTÊNCIA: O PROCESSO DE REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL – SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

Autores

  • Carine Botelho Previatti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.82842

Palavras-chave:

Resistência social, Segregação socioespacial, Megaeventos esportivos.

Resumo

Em todas as grandes cidades do mundo, fragmentos do espaço são escolhidos para receber aportes de capital sobre o interesse de alguns grupos em detrimento de outros, usando os megaeventos esportivos como justificativa e sinalizando um novo processo de reprodução do capitalismo nos tempos contemporâneos, que traz à tona o conflito pelo espaço – como lugar de apropriação e uso em contraposição ao espaço como reprodução de valor e de valor de troca.

Objetiva-se analisar o conflito pelo espaço urbano em relação à habitação e as formas de resistência dos moradores que foram diretamente afetados por obras de infraestrutura e construção de equipamentos para os megaeventos esportivos brasileiros – Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 –, tendo o poder público como intermediador dos processos de remoção e as empresas privadas como responsáveis pela execução das obras públicas.

A metodologia teórica proposta se baseia na análise dos níveis e dimensões propostos por Lefebvre (2001, 2002), representados pelo embate constante entre a ordem próxima ou nível imediato (o vivido), e a ordem distante (as instituições), mediada pelo nível intermediário (a cidade). A metodologia prática que se coloca é a aplicação de entrevistas dirigidas à moradores das comunidades que foram ameaçadas de remoção, tanto com os que conseguiram permanecer quanto com os que aceitaram as negociações com o poder público.

Almeja-se discutir as resistências por habitação dentro de um contexto historicamente produzido e tendo por premissa que o próprio processo de resistência é a forma possível encontrada por muitos moradores das metrópoles, na busca por uma utopia de transformação da própria relação social e do modo como se produzem os espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Botelho Previatti, Universidade de São Paulo

Cursando Doutorado em Geografia Humana na linha de pesquisa em Geografia da Cidade e do Urbano na Universidade de São Paulo (presente). Mestre em Ciências pelo Programa de Mudança Social e Participação Política na Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP (2016). Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo - Escola de Comunicaçõe e Artes - ECA/USP (2006). Pesquisas desenvolvidas sobre temas relacionados à segregação socioespacial, remoções e megaeventos. Interesse sobre a análise crítica da produção do espaço urbano; contradições sociais; produção de megaeventos esportivos. Bolsista CNPq de julho de 2017 até o presente.

Downloads

Publicado

2018-04-25