ACIDENTES DE TRÂNSITO EM JATAÍ (GO): UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2013 A 2015

Autores

  • Juliana Freitas Silva Universidade Federal de Goiás
  • Maria José Rodrigues Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.82683

Palavras-chave:

Acidentes de trânsito, análise, Jataí

Resumo

Os acidentes de trânsito são agravos que não escolhem classe social, raça, gênero e nem faixa etária. Essa perturbação está presente em todas as cidades, porém em diferentes escalas, inclusive na cidade de Jataí, localizada no Sudoeste Goiano. Assim, com o objetivo de conhecer as características dos acidentes ocorridos na cidade de Jataí no período de 2013 a 2015, o presente estudo se utilizou de dados cedidos pelo setor de estatística da Superintendência Municipal de Trânsito e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os acidentes de trânsito em Jataí para o período analisado têm maior ocorrência aos sábados e no período vespertino. Pessoas do gênero masculino e com idade entre 31 a 40 anos são os que mais se envolvem nesses acidentes. Esses dados corroboram com as médias de outras cidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Freitas Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2009), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2006). Servidora Pública Federal, área administrativa na Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013 - atual).

Maria José Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia (2003), mestrado (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica do espaço urbano, violência urbana e políticas públicas. 

Downloads

Publicado

2018-04-25