A DINÂMICA DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA NA FAVELA SURURU DE CAPOTE: SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Andréa Georgia Souza de Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Luciane Maranha de Oliveira Marisco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.82665

Palavras-chave:

Dinâmica territorial, Exclusão Social, Segregação Sócioespacial

Resumo

Este trabalho trata da investigação acerca da situação de exclusão (nas dimensões social, econômica, territorial e urbanística) e do processo de segregação socioespacial da população da Favela Sururu de Capote, localizada no bairro da Ponta Grossa em Maceió/AL. Essa população se encontra em um espaço suprimido, vivenciando um urbanismo de risco e uma situação econômica informal, sem o menor direito à cidade.  Os objetivos dessa pesquisa são analisar e explicar os efeitos segregativos da população da Favela Sururu de Capote, excluída socialmente, em sua dimensão geográfica e territorial. O método utilizado é o materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou até o momento um conjunto de indicadores negativos relacionados à infraestrutura e equipamentos coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Georgia Souza de Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Atuação na área de geografia urbana.

Downloads

Publicado

25-04-2018

Como Citar

DE ARAUJO, A. G. S.; MARISCO, L. M. de O. A DINÂMICA DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA NA FAVELA SURURU DE CAPOTE: SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E EXCLUSÃO SOCIAL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 09–18, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.82665. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/82665. Acesso em: 23 abr. 2025.