Iniciativa para integração da infraestrura regional sul-americana (IIRSA): considerações preliminares sobre objetivos, atores e escalas de ação

Autores

  • Eduarda Figueiredo Scheibe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.35704

Palavras-chave:

IIRSA, Integração Sul-americana, Transversalidade Espacial, Universalismorelativismo, Ação-territorialização

Resumo

O presente artigo tem por objetivo delinear algumas considerações preliminares importantes para a análise de processos de integração regional internacional, desenvolvidas a partir de noções tais como a de "transversalidade espacial", o "binômio" universalismo-relativismo e a correlação "ação-territorialização". Acredita-se, entretanto, que a reflexão desenvolvida com foco no processo sul-americano e, mais especificamente, na iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, pode também ser útil na pesquisa sobre políticas territoriais em geral, com elaboração e resultados em múltiplas escalas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Figueiredo Scheibe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eduarda Figueiredo Scheibe é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS e participa do grupo de pesquisa "O estudo do espaço social e suas transformações, implicações sobre a territorialidade e a gestão territorial".

Downloads

Publicado

2012-11-16

Edição

Seção

Artigos