Livro Didático de Geografia e de História na Realidade Paulistana: Uma Reflexão Sobre o PNLD e a Política de Distribuição de Cadernos de Ensino pelo Governo do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.25990Resumo
O uso do livro didático, no ensino formal, precisa ser compreendido em sua intrínseca relação com a historicidade e contextualidade da educação escolar no país, sendo que inúmeros pesquisadores condenam o seu uso, enquanto outros o defendem, mesmo reconhecendo seus limites e dificuldades. Assim, no contexto do significado do livro didático, inserido como política estatal de sua distribuição, objetivamos, neste trabalho, analisar a política nacional e estadual de livro didático, voltada para o segundo ciclo do ensino fundamental, tendo como foco o processo de sua escolha, o que impõe a valorização dos seus sujeitos sociais essenciais (professores e coordenadores pedagógicos/direção), em duas escolas públicas estaduais do município de São Paulo: Escola Estadual Prof. Cândido Gonçalves Gomide e Escola Estadual Eusébio de Paula Marcondes.Downloads
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Publicado
16-02-2011
Como Citar
SUZUKI, J. C.; ROMANO, J. G. N.; SOUZA, D. M. de. Livro Didático de Geografia e de História na Realidade Paulistana: Uma Reflexão Sobre o PNLD e a Política de Distribuição de Cadernos de Ensino pelo Governo do Estado de São Paulo. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-0003.25990. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/25990. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos