Segregação e Exclusão Social: O Caso dos Beira-Trilhos em Erechim/RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.25985Resumo
Na década de 1990 o discurso neoliberal entra no cenário dos países subdesenvolvidos. O Estado passa a colocar em prática as privatizações, no que resultou a privatização do setor ferroviário no Brasil. A Rede Ferroviária Federal foi incluída no programa de desestatização, e a malha da região sul foi leiloada para a América Latina Logística (ALL). Em 1997 a empresa concessionária dos serviços abandona trechos ferroviários alegando não ser viável economicamente como o caso do trecho (Passo Fundo/Marcelino Ramos/RS). A partir do abandono do trecho ferroviário, o local/região passam a organizar Audiências Públicas para a reativação da ferrovia e os beira-trilhos acabam por ser os principais atores envolvidos nessa reativação, por morarem nas áreas de faixa de domínio ferroviária. O objetivo desse artigo é discutir a luta dos beira-trilhos para serem reassentados, pois serão atingidos diretamente com a reativação do trecho ferroviário.Downloads
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Publicado
16-02-2011
Como Citar
FACCIO, A. J. Segregação e Exclusão Social: O Caso dos Beira-Trilhos em Erechim/RS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-0003.25985. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/25985. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos