POLÍTICAS TERRITORIAIS CONTEMPORÂNEAS NA EUROPA E NO BRASIL / MERCOSUL

Autores

  • Aldomar A. Rückert PPG-GEO - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.24458

Resumo

O artigo apresenta o quadro referencial do “II Seminário Reforma do Estado e Território. Políticas Territoriais Contemporâneas na Europa e no Brasil/Mercosul”, destacando o cenário geopolítico no Mercosul enquanto apresenta os acúmulos da União Europeia no que diz respeito às análises, metodologias de diagnósticos e avaliação de territórios, políticas, programas e ações com caráter reestruturante já implementadas ou em fase de implantação para o seu território alargado.O artigo comenta os resultados do seminário estruturados em tres eixos: a) ”A Europa: seu papel relativo no mundo e sua política de alargamento contestada”; b) “Fronteiras europeias e sul-americanas: abertura relativa de fronteiras e as pressões externas” e, c) “Planejamento regional sob os princípios gerais da Coesão e da equidade territorial”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldomar A. Rückert, PPG-GEO - UFRGS

Licenciado em Geografia. Mestre em Geografia – Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Doutor em Ciências: Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia e no Programa de Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Grupo de pesquisa “O estudo do espaço social e suas transformações, implicações sobre a territorialidade e a gestão territorial”.

Publicado

26-11-2011

Como Citar

RÜCKERT, Aldomar A. POLÍTICAS TERRITORIAIS CONTEMPORÂNEAS NA EUROPA E NO BRASIL / MERCOSUL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-0003.24458. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/24458. Acesso em: 11 ago. 2026.

Edição

Seção

Introdução
Recebido 2011-11-26
Aceito 2011-11-26
Publicado 2011-11-26