MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E DESAFIOS DA BAIXA POLÍTICA EM FRONTEIRA: COLETA E LEITURA DE DADOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CORUMBÁ, MS, BRASIL

Autores

  • Junior Rodrigues dos Santos Rosales UFMS
  • Gilberto Xavier Loio UFMS
  • Marco Aurelio Machado de Oliveira UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.137535

Resumo

Este artigo tem objetivo de demonstrar primeiros resultados obtidos a partir de pesquisa-ação, que tem como premissa o aprimoramento das práticas de coletas e leituras de dados na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, MS, Brasil. A metodologia adotada pelo Migrafron consistiu em duas frentes. A primeira, relacionada aos procedimentos na Casa do Migrante implicou na criação de meios confiáveis, estáveis e gratuitos de captura digital dos dados que são coletados manualmente ali. A segunda partiu dos procedimentos adotados por Oliveira, Almeida e Aguilar (2020), que consistia em trazer à luz dados disponíveis nos ambientes digitais que a municipalidade possuía. Assim, ao acessarmos dados que eles têm na base do CadUnico, foi possível trazer informações relativas aos migrantes internacionais e que estavam invisíveis aos olhares dos servidores. Os resultados demonstram que é factível a construção de base cartográfica digital e dinâmica para subsidiar tomadas de decisão quanto aos atendimentos aos migrantes internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-01-2025

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS ROSALES, Junior; XAVIER LOIO, Gilberto; MACHADO DE OLIVEIRA, Marco Aurelio. MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E DESAFIOS DA BAIXA POLÍTICA EM FRONTEIRA: COLETA E LEITURA DE DADOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CORUMBÁ, MS, BRASIL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.22456/1982-0003.137535. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/137535. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossier VIII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços