MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E DESAFIOS DA BAIXA POLÍTICA EM FRONTEIRA: COLETA E LEITURA DE DADOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CORUMBÁ, MS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.137535Resumo
Este artigo tem objetivo de demonstrar primeiros resultados obtidos a partir de pesquisa-ação, que tem como premissa o aprimoramento das práticas de coletas e leituras de dados na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, MS, Brasil. A metodologia adotada pelo Migrafron consistiu em duas frentes. A primeira, relacionada aos procedimentos na Casa do Migrante implicou na criação de meios confiáveis, estáveis e gratuitos de captura digital dos dados que são coletados manualmente ali. A segunda partiu dos procedimentos adotados por Oliveira, Almeida e Aguilar (2020), que consistia em trazer à luz dados disponíveis nos ambientes digitais que a municipalidade possuía. Assim, ao acessarmos dados que eles têm na base do CadUnico, foi possível trazer informações relativas aos migrantes internacionais e que estavam invisíveis aos olhares dos servidores. Os resultados demonstram que é factível a construção de base cartográfica digital e dinâmica para subsidiar tomadas de decisão quanto aos atendimentos aos migrantes internacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Junior Rodrigues dos Santos Rosales, Gilberto Xavier Loio, Marco Aurelio Machado de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.