"JAMAIS ESTUPRARIA VOCÊ, PORQUE VOCÊ NÃO MERECE"

ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ESTUPRO CONSUMADO E TENTADO EM MONTES CLAROS - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.130473

Resumo

O estupro está incluso no rol de crimes hediondos por configurar uma grave violação de direitos humanos. O brutal ato fere a saúde física, psicológica e emocional da vítima e sucede, majoritariamente, contra mulheres e vulneráveis. Nesta perspectiva, esta pesquisa analisa o fenômeno do estupro consumado e tentado em Montes Claros. Para alcançar tal escopo, o percurso metodológico consistiu em: 1) estudo bibliográfico pautando-se em autores que debruçam-se nos temas subsequentes: Cultura do Estupro; Violência contra a Mulher; Estupro de Vulnerável; Gênero e Educação (BAPTISTA, 2012; CERQUEIRA; COELHO; FERREIRA, 2017; MAIA, 2020; MARQUES, et al. 2020; MOREIRA; SOUSA, 2012; NUNES; LIMA; MORAIS, 2017; ROMAGNOLI, 2015; SILVA, 2007; entre outros); 2) pesquisa documental a partir da: Constituição Federal Brasileira de 1988; Lei 11.340/06, Lei Maria da Penha; Lei 12.015/09, Estupro; e Lei 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente; 3) análise da ocorrência de estupro consumado e tentado, entre 2012 a 2019, através da obtenção de dados fornecidos pelo 10° Batalhão da Polícia Militar – 10° BPM de Montes Claros – MG; 4) espacialização dos casos por bairros na cidade objeto de estudo; 5) levantamento das políticas públicas nas áreas da saúde, assistência social, segurança pública e jurídica presentes em Montes Claros. Ante aos dados, refletimos sobre a relevância do ensino da Geografia de Gênero como um dos caminhos possíveis para contribuir na minimização deste quadro grave.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Caroline Vidal, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPG da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2017-2021).Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2017-2018). Bolsista de Iniciação Científica dos Projetos: Planejamento Regional e Instrumentos de Gestão Intermunicipal no Norte de Minas Gerais - FAPEMIG (2018-2019) e Planejamento Regional e a Viabilidade da Região Metropolitana de Montes Claros - Interações Espaciais, Diagnóstico Urbano e Políticas Públicas - CNPq (2020) no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais - LAEUR, vinculado ao departamento de Geociências da UNIMONTES. Voluntária do Programa Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania - NAP/UNIMONTES (2020). Bolsista do Programa Residência Pedagógica (2020-2021).

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Outsider, Insider, Turismo, Educação Patrimonial, Patrimônio e as categorias Paisagem e Lugar, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor Efetivo da UNIMONTES, ministrando a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade e Subcoordenador do Cursinho Popular Darcy Ribeiro - Emancipa Unimontes. Professor da educação básica entre os anos 2010 a 2021, atuando no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos. Pareceristas de Revistas Científicas e membro do corpo editorial da Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas de concursos e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso. 

Iara Soares de França, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2003). Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Geografia/PPGEO, Nível Mestrado, da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Atuou como Coordenadora do PPGEO (2016_2018). Docente Permanente do Mestrado em Associação Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES Sociedade, Ambiente e Território PPGSAT. Tem experiência na área de Geografia Urbana, com ênfase nas temáticas Planejamento Urbano e Regional, Redes Urbanas, Aglomerações Urbanas, Dinâmica Urbana, Cidades Médias, Centralidades e Subcentros em Comércios e Serviços. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas cidades médias, centralidades urbanas , subcentros em comércios e serviços, redes urbanas, expansão urbana vertical e horizontal e planejamento urbano e regional. Pesquisadora do Observatório das Cidades da Universidade Federal de Uberlândia/UFU e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Integrante da Rede de Pesquisa MIKRIPOLI - Rede de Pesquisadores de Pequenas Cidades. Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais - LAEUR vinculado ao Depto. de Geociências da UNIMONTES. Bolsista Pós Doc Sênior (2022-2023) realiza Estágio de Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPAU. É filiada ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais/CREA-MG 161423D (2013).

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos