GEOGRAFIAS DAS JUVENTUDES: A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.130242

Resumo

Ainda que jovem, como seus sujeitos de pesquisa, pode-se afirmar que presenciamos a constituição de um novo subcampo de pesquisa na Geografia brasileira: as Geografias das Juventudes. Diversos estudos em nível de pós-graduação no âmbito da Geografia vêm debruçando seus esforços em investigar as relações de jovens com diferentes elementos da análise geográfica, como, por exemplo, a cidade, o campo, as disputas de poder sobre o espaço, a escola, o ensino de Geografia, entre outros. O principal objetivo do presente texto é apresentar os primeiros levantamentos e análises do estudo de estado da arte das pesquisas sobre Juventudes, no âmbito da Geografia, na pós-graduação brasileira. Para tanto, foi desenvolvida investigação de levantamento bibliográfico a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de forma a compor a reunião, a seleção e desenvolver a análise das investigações produzidas entre 2008 e 2020, recorte temporal encontrado nas 41 pesquisas de pós-graduação selecionadas para análise. Dentre os principais resultados evidenciados, verificou-se que a maior parte dos trabalhos é de mestrado, com maior concentração temporal entre os anos de 2016 e 2019. As produções concentram-se majoritariamente nas regiões Centro Oeste e Sul do país. A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a instituição que mais apresentou pesquisas sobre Juventudes na Geografia, sendo Lana de Souza Cavalcanti a pesquisadora com maior número de trabalhos orientados. A maior parte dos Programas de Pós-Graduação, segundo avaliação da CAPES, foi classificada com conceito 6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação (PUCRS) e Sociologia (UFRGS). Professor e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq).

Downloads

Publicado

12-04-2023

Como Citar

NEDEL OLIVEIRA, V. H. GEOGRAFIAS DAS JUVENTUDES: A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 59–78, 2023. DOI: 10.22456/1982-0003.130242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/130242. Acesso em: 16 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos