A BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE CAPÃO DA CANOA/RS NOS VERÕES DE 2003/2004 A 2014/2015 E SUAS PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.125498

Resumo

O município de Capão da Canoa, localizado no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, é visitado por muitos veranistas que geram impactos ao meio ambiente, os quais afetam a balneabilidade das praias. O presente estudo tem como objetivo verificar a qualidade das águas dos balneários do município por meio da análise dos dados coletados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler nos verões de 2003/2004 a 2014/2015. Esses dados foram analisados de acordo com as diretrizes e parâmetros estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente a fim de verificar a variabilidade espaço-temporal da balneabilidade das praias. Os pontos com maiores valores de coliformes termotolerantes localizam-se nos bairros Centro e Navegantes, e aqueles situados em Capão Novo e Araçá registraram as menores concentrações. Observou-se um ligeiro aumento na concentração de coliformes termotolerantes nas áreas menos urbanizadas e uma pequena diminuição nas áreas mais densamente ocupadas. Apesar de as praias de Capão da Canoa serem consideradas apropriadas para balneabilidade, constatou-se que há uma demanda de investimentos na rede de esgoto em alguns setores das áreas mais urbanizadas. Além disso, há uma necessidade de soluções individuais de tratamento de efluentes domésticos nas áreas mais afastadas da zona central, tendo em vista a previsão de crescimento populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Felipe Fick, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010)

Luis Alberto Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ordenação Rural Em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, Espanha (1989) e doutorado em Geografia Física e Ordenação do Territorio - Universidad de Zaragoza, Espanha (1994). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra as disciplinas de Análise Ambiental e Geografia dos Recursos Hídricos. Também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFRGS, oferecendo as disciplinas de Recursos Hídricos e Ambiente e Estudo Temático: Monitoramento e Qualidade da Água. Atua e desenvolve pesquisas na área ambiental, com ênfase nos seguintes temas: bacias hidrográficas, qualidade de águas superficiais, gestão de recursos hídricos e avaliação de impactos ambientais.

Sumirê da Silva Hinata, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGea) da UFRGS na linha de pesquisa Análise Ambiental. Atua profissionalmente na área de Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impactos Socioambientais, elaboração de Plano Diretor de Recursos Hídricos e Zoneamentos Ambientais. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGea) da UFRGS na linha de pesquisa Análise Ambiental, com ênfase em Serviços Ecossistêmicos, bolsista pelo Programa de Excelência Acadêmcia (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, e graduanda pelo curso de Licenciatura em Geografia pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Artigos