Geografia e turismo: espaços para educação

Autores

  • Juliane Magagnin Da Soller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Antônio Carlos Castrogiovanni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.122209

Palavras-chave:

Geografia e Ensino. Turismo. Ensino para o Turismo. Complexidade. Leitura da paisagem e Lugar.

Resumo

O presente texto traz uma nova desembocadura para o mar por onde navegamos na pesquisa da dissertação. Essa pesquisa teve como objetivo central o estudo da relação do Turismo com a Geografia, considerando-se o papel do Ensino da Ciência Geográfica na leitura da paisagem e na construção do lugar, principalmente sob o olhar do turista. Empregaram-se os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais. O método utilizado foi o da Complexidade com os seus princípios norteadores apontando para leituras provisórias. Aceitando essa provisoriedade, chegamos neste artigo,a outros portos, que compreendem a importância de trabalhar o Turismo na educação formal no Ensino de Geografia. O estudo foi ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina. Através da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores e professores de Geografia, bem como realizamos observações de campo. Notamos que o ensino de Geografia de qualidade, que estuda as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio que compõe os diferentes lugares. Mostrando-se, assim, importante no comportamento dos turistas para com o local visitado e para com os atores locais. Pensamos, neste momento, que, se queremos proteger o local e seus atores, precisamos também redefinir a rota de navegação e ancorar nas escolas locais, a fim de fortificar a educação do Turismo para as comunidades receptoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Magagnin Da Soller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Geografia pela UFRGS

Antônio Carlos Castrogiovanni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Faced/ e professor permanente do POSGEA

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Dossiê: Geografia(s) e Turismo