ESCOLA E CIDADANIA: PRÁTICAS DIALÓGICAS E INTERPRETATIVAS NUMA ESCOLA DO BAIRRO RESTINGA, PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Carlos Henrique Oliveira Aigner Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.122032

Palavras-chave:

Práticas Educativas. Lugar. Sujeitos. Escola.

Resumo

Este texto traz reflexões sobre a importância das práticas educativas, construídas a partir da contextualização do lugar e do protagonismo dos sujeitos que atuam no espaço escolar. Descreve e analisa as narrativas e experiências didático-pedagógicas, realizadas em uma instituição municipal de ensino fundamental, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS. As práticas relatadas, deram origem à produção de um material didático que valoriza a história e a geografia do lugar, que vem sendo utilizado em escolas do bairro, evidenciando a perspectiva dos sujeitos que nele vivem e serviram como instrumento catalizador de relações dialógicas entre os diversos segmentos da comunidade escolar, promovendo a produção de saberes que conduziram a ações educativas, que marcaram a trajetória dos sujeitos em suas comunidades. Tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel da escola pública e das atividades pedagógicas, voltadas à formação para a cidadania.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Oliveira Aigner, Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Licenciado em Geografia (UFRGS), Bacharel em Geografia (ULBRA), Especialista em Gestão Educacional (ULBRA), Neuropsicopedagogo (UCAM), Mestre em Geografia (UFRGS), Doutorando em Geografia (UFRGS), Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Vice-Diretor da EMEEF. Prof. Luiz Francisco Lucena Borges..

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Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Artigos