ESCOLA E CIDADANIA: PRÁTICAS DIALÓGICAS E INTERPRETATIVAS NUMA ESCOLA DO BAIRRO RESTINGA, PORTO ALEGRE/RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.122032Palavras-chave:
Práticas Educativas. Lugar. Sujeitos. Escola.Resumo
Este texto traz reflexões sobre a importância das práticas educativas, construídas a partir da contextualização do lugar e do protagonismo dos sujeitos que atuam no espaço escolar. Descreve e analisa as narrativas e experiências didático-pedagógicas, realizadas em uma instituição municipal de ensino fundamental, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS. As práticas relatadas, deram origem à produção de um material didático que valoriza a história e a geografia do lugar, que vem sendo utilizado em escolas do bairro, evidenciando a perspectiva dos sujeitos que nele vivem e serviram como instrumento catalizador de relações dialógicas entre os diversos segmentos da comunidade escolar, promovendo a produção de saberes que conduziram a ações educativas, que marcaram a trajetória dos sujeitos em suas comunidades. Tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel da escola pública e das atividades pedagógicas, voltadas à formação para a cidadania.Downloads
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