AS INTERFACES LITERÁRIAS DA GEOGRAFIA: ESPAÇO E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Júlia Dall'Agnese UFRGS
  • Laura Bueno UFRGS
  • Aline de Lima Rodrigues UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.109081

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Literatura, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo, que é resultado de pesquisa de iniciação científica, busca analisar a relação que a geografia pode estabelecer com a literatura, através da observação e construção de espaços no imaginário literário. A proposta consiste em apresentar uma proposta metodológica que pode ser desenvolvida em sala de aula, com o livro Pra Lá de Marrakesh, de Tiago de Melo Andrade. O livro aborda questões acerca do continente africano, permitindo o debate sobre estereótipos de paisagens e sociedades dentro da sala de aula.  Literatura e geografia, dentro de suas singularidades estéticas e epistemológicas, propõem construir narrativas sobre os espaços geográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Dall'Agnese, UFRGS

Bolsista FAURGS/UFRGS (2019-2020), aluna do curso de Geografia (IGEO/UFRGS)

Laura Bueno, UFRGS

Bolsista FAURGS/UFRGS (2019-2020), aluna do curso de Geografia (IGEO/UFRGS)

Aline de Lima Rodrigues, UFRGS

Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte. Atuo no ensino de geografia, estágios e práticas de ensino na terminalidade Geografia.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Edição

Seção

Artigos