A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS DO PROJETO EDUCAÇÃO DO CAMPO DE CANGUÇU/RS

Autores

  • Queli Rejane da Silva Konzgen Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Janete Webler Cancelier
  • Juliane Paprosqui Marchi da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.103562

Palavras-chave:

Educação do Campo. Projeto EDUCCAN. Ensino de Geografia. Contexto Social.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender e apresentar as mudanças ocorridas no ensino de Geografia nas escolas de ensino fundamental do Município de Canguçu/RS, a partir da implantação do Projeto Educação do Campo de Canguçu/RS (EDUCCAN). O referido projeto busca implementar práticas didáticas e pedagógicas e projetos em consonância ao contexto social do campo em que o município está inserido. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e está organizada em um conjunto de procedimentos metodológicos. As referências teóricas estão centradas na compreensão das temáticas referentes à educação do campo e ao ensino de geografia. A caracterização geral da realidade escolar do município de Canguçu ocorreu através da sistematização de dados primários e secundários. Foram coletados e analisados os dados obtidos nas entrevistas e trabalhos de campo realizados nas escolas do município, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC) e com a coordenadora das escolas do campo. Os resultados demonstram que a implantação do projeto EDUCCAN está mudando a forma de trabalhar a Geografia nas escolas. Os conteúdos passaram a ser contextualizados de acordo com a realidade do espaço escolar em que os alunos se encontram, bem como são inseridos projetos vinculando temas geográficos aos conhecimentos da educação do campo.

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Publicado

17-02-2021

Como Citar

KONZGEN, Q. R. da S.; CANCELIER, J. W.; SILVA, J. P. M. da. A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS DO PROJETO EDUCAÇÃO DO CAMPO DE CANGUÇU/RS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 31–54, 2021. DOI: 10.22456/1982-0003.103562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/103562. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos