A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS DO PROJETO EDUCAÇÃO DO CAMPO DE CANGUÇU/RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.103562Palavras-chave:
Educação do Campo. Projeto EDUCCAN. Ensino de Geografia. Contexto Social.Resumo
O artigo tem como objetivo compreender e apresentar as mudanças ocorridas no ensino de Geografia nas escolas de ensino fundamental do Município de Canguçu/RS, a partir da implantação do Projeto Educação do Campo de Canguçu/RS (EDUCCAN). O referido projeto busca implementar práticas didáticas e pedagógicas e projetos em consonância ao contexto social do campo em que o município está inserido. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e está organizada em um conjunto de procedimentos metodológicos. As referências teóricas estão centradas na compreensão das temáticas referentes à educação do campo e ao ensino de geografia. A caracterização geral da realidade escolar do município de Canguçu ocorreu através da sistematização de dados primários e secundários. Foram coletados e analisados os dados obtidos nas entrevistas e trabalhos de campo realizados nas escolas do município, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC) e com a coordenadora das escolas do campo. Os resultados demonstram que a implantação do projeto EDUCCAN está mudando a forma de trabalhar a Geografia nas escolas. Os conteúdos passaram a ser contextualizados de acordo com a realidade do espaço escolar em que os alunos se encontram, bem como são inseridos projetos vinculando temas geográficos aos conhecimentos da educação do campo.