POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO AO AR LIVRE VOLTADA PARA O LUGAR EM UM CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.102177

Palavras-chave:

Educação ao Ar Livre, Educação baseada no Lugar, Ensino de Geografia

Resumo

 Neste artigo temos o objetivo de investigar as diferentes tradições da área de Educação ao Ar Livre no Reino Unido e, a partir delas, buscar maneiras significativas de aplicá-las em um contexto brasileiro. Para atingir os objetivos estabelecidos neste trabalho, foi realizada uma revisão da literatura, considerando conceitos de Lugar, Educação baseada no Lugar e Educação ao Ar Livre. A partir desse referencial, uma semana de atividades de Educação ao Ar Livre baseada no lugar, foi planejada e aplicada na município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. As práticas foram realizadas com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, com cerca de sete anos de idade naquele momento. As práticas foram planejadas considerando um modelo de teoria da mudança, que incluía as atividades e os resultados diretos e indiretos, que esperávamos que emergissem das práticas aplicadas. Foram realizadas entrevistas qualitativa no formato de grupo focais, duas semanas após as práticas de ensino. Os resultados mostraram que as crianças que participaram do projeto tiveram um crescimento em sua conexão com o local, expandindo seu senso de comunidade e pertencimento, levando a reflexões sobre sua receptividade ao lugar, identificamos também aumento da confiança e diminuição do individualismo . As reflexões feitas, neste momento, pensam que este estudo pode levar a outros trabalhos que permitam uma continuidade, que talvez, possibilitará a implementação de práticas ao ar livre voltadas para o lugar no Brasil.

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Biografia do Autor

Paola Gomes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Antonio Carlos Castrogiovanni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2021-02-17

Edição

Seção

Artigos