O discurso da inovação e da sustentabilidade: A constituição do ethos discursivo em um editorial da Revista Dinheiro

Autores

  • Mauro Maia Laruccia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e FUNDACENTRO http://orcid.org/0000-0002-9624-6245
  • Valdenise Leziér Martyniuk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.162-176

Palavras-chave:

Análise de Discurso. Ethos. Discurso empresarial. Inovação. Sustentabilidade.

Resumo

O trabalho investiga a constituição do ethos discursivo e sua contribuição para a mobilização dos conceitos de inovação e sustentabilidade, no mesmo instante em que aborda o desempenho da autoridade do ethos na organização e funcionamento do discurso empresarial. Apoia-se na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, nas perspectivas propostas por Maingueneau, que postula ser o sujeito enunciador capaz de revelar uma imagem de si por meio de índices e mecanismos linguístico-discursivos, ao estabelecer uma inter-relação com seu co-enunciador. O objetivo central desta comunicação é examinar a forma de desvelamento do ethos do enunciador em um editorial, que trata da inovação e sustentabilidade -, publicado na Revista Dinheiro de agosto de 2011 e intitulado “Responsabilidade social e meio ambiente”. Conclui-se que o ethos discursivo é um discurso de intencionalidades e não de realizações ou de ações efetivas quanto à sustentabilidade e à inovação.

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Biografia do Autor

Mauro Maia Laruccia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e FUNDACENTRO

Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutor em analise do Ethos discursivo da inovação e sustentabilidade nas organizações (2012). Atualmente é professor da FEA/PUCSP, das Faculdades Integradas Campos Salles e Avaliador Ad Hoc do INEP/MEC e CEE/SP. Tem experiência em gestão empresarial e atua principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, educação, comunicação, tecnologias da informação, marketing e estratégia empresarial.

Valdenise Leziér Martyniuk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Pós-doutora em Comunicação pela USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Pós-Graduada em Marketing pela ESPM; Graduada em Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda pela PUCCAMP.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Laruccia, M. M., e V. L. Martyniuk. “O Discurso Da inovação E Da Sustentabilidade: A constituição Do Ethos Discursivo Em Um Editorial Da Revista Dinheiro”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 162-76, doi:10.19132/1807-8583201739.162-176.

Edição

Seção

Artigos