Divulgação da ciência na universidade pública: análise de conteúdo de informativo produzido por uma assessoria de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.107073Palavras-chave:
Divulgação científica, Assessoria de comunicação e de imprensa, Comunicação pública, Universidade pública, @UFRNotíciasResumo
Este artigo tem o objetivo de contribuir com as discussões sobre o trabalho da assessoria de imprensa / comunicação na divulgação de pesquisas científicas realizadas em universidades públicas. Para isto, analisa os conteúdos do boletim informativo @UFRNotícias, produzido pela Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, relativos a investigações científicas feitas na citada organização e a temáticas administrativas (eventos, serviços e divulgação institucional). O debate teórico envolve conceitos de assessoria de comunicação e de imprensa, comunicação pública associada à divulgação científica e a importância da comunicação organizacional e estratégica na consolidação da imagem e na legitimação social de uma instituição pública de ensino e pesquisa. Como metodologia, a análise de conteúdo foi utilizada para formular categorias temáticas relacionadas à divulgação científica, observar o formato do produto midiático e fazer inferências sobre as condições de produção do material e sobre o contexto social e institucional no qual ele está inserido. A amostra é composta por 24 boletins (144 textos) enviados em agosto de 2018. Os resultados mostram que os conteúdos relacionados às pesquisas científicas têm pouco destaque (ausência de fotografias e vídeos) e espaço no boletim (cerca de 8% do total), e são, na sua maioria, superficiais. O formato padronizado e a cobertura heterogênea demonstram uma tentativa de divulgar conteúdos que atendam interesses de públicos diferentes como jornalistas e comunidade acadêmica.
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