Mídia, identidade cultural nordestina: festa junina como expressão

Autores

  • Valdir Jose Morigi UFRGS

Palavras-chave:

Identidade Cultural. Cultura Regional. Cultura Nordestina. Festa Junina. São João.

Resumo

Trata-se de um estudo sobre o evento turístico o Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande, na Paraíba. Tomou-se como material de análise as diferentes narrativas sobre a festa junina (organizadores, barraqueiros, participantes, mídia, entre outros). A partir delas procurou-se mostrar quais os elementos que compõem o imaginário da festa e como são realizadas as mediações e as construções da teia significativa que enreda o discurso sobre a identidade regional e a cultura nordestina. A festa de São João é fruto do hibridismo cultural. Nas diferentes narrativas, a festa junina aparece como a síntese das mediações dos sentidos, expressando a identidade cultural nordestina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, UFRGS

Professor Adjunto I do Departamento de Ciências da Informação, FABICO/UFRGS Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação Doutor em Sociologia, FFLCH/USP

Downloads

Como Citar

Morigi, V. J. “Mídia, Identidade Cultural Nordestina: Festa Junina Como expressão”. Intexto, nº 12, dezembro de 2008, p. 76-89, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4192.

Edição

Seção

Artigos