Comunicar os riscos na sociedade da incerteza

Autores

  • Carlos Lozano Ascencio Universidad Rey Juan Carlos
  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.21-40

Palavras-chave:

Comunicação. Riscos. Sociedade de incertezas. Marco de Sendai.

Resumo

Este texto oferece uma abordagem teórica para apoiar um modelo de Comunicação Social de riscos e incertezas que, por um lado, estruture os vários passos necessários para identificar e definir a comunicação de riscos e de incertezas e, por outro, examine o papel da comunicação em abordagens como a do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres. A cada época correspondem diferentes formas de perceber e prever a instabilidade social para denominá-la e construi-la de forma significativa como um espaço do entorno circundante que demanda a máxima atenção dos sujeitos. Atualmente, é comum que se fale dos riscos para caracterizar nossas sociedades, mas nesse tipo de generalização costuma-se referir a situações de instabilidade muito mais complexas do que parecem e que nem sempre foram capazes de serem controladas somente com a previsão. Os conhecimentos e tecnologias não têm reduzido os níveis de fragilidade social e, mais ainda, as apreciações que fazem os indivíduos sobre as situações instáveis costumam incrementar historicamente os níveis de vulnerabilidade real, sobretudo porque se deixam influenciar pelo ponto de vista dos principais mediadores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Lozano Ascencio, Universidad Rey Juan Carlos

Profesor da Universidad Rey Juan Carlos

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

DELUMEAU, Jean. El miedo en Occidente. Madrid: Taurus, 2002.

GIL CALVO, Enrique. Riesgo, incertidumbre y medios de comunicación. In: MORENO CASTRO, Carolina. Comunicar los riesgos. Ciencia y tecnología en la sociedad de la información. Madrid: Organización de los Estados Iberoamericanos; Biblioteca Nueva, 2009. p. 185-197.

MARCO DE SENDAI PARA LA REDUCCIÓN DEL RIESGO DE DESASTRES 2015-2030. UNISDR: Ginebra, 2015.

PIÑUEL RAIGADA, José Luis; LOZANO ASCENCIO, Carlos. Ensayo general sobre la comunicación. Barcelona: Paidós, 2006.

VICTOR, Cilene. Comunicação de riscos de desastres no contexto das mudanças climáticas: muito além do jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: INTERCOM, 2015.

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Ascencio, C. L., e M. F. Amaral. “Comunicar Os Riscos Na Sociedade Da Incerteza”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 21-40, doi:10.19132/1807-8583201738.21-40.

Edição

Seção

Artigos