RELAÇÃO ENTRE OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE NA REDE BÁSICA E OS ÍNDICES DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Gisélle Ribeiro Stacowski Gestão em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Santiago. Santiago, RS, Brasil.
  • Ana Cecília Bastos Stenzel Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, modelo de atenção, parcerias

Resumo

Este estudo objetiva analisar as possíveis relações entre o índice de gravidez na
adolescência e o(s) modelo(s) de atenção à saúde vigente(s) na rede básica de Santiago (RS), visando subsidiar a proposição de alternativas de intervenção. Trata-se de pesquisa qualitativa, com entrevistas realizadas junto a profissionais de saúde e da educação da rede pública do município, que atuam diretamente com adolescentes e/ou com ações de planejamento familiar, e também a adolescentes gestantes que freqüentam os serviços de saúde da rede municipal.
Na análise, os dados foram agrupados em eixos temáticos, com base no referencial teórico. Como resultado, foi possível compreender a lógica das ações de saúde que o município disponibiliza com relação à prevenção da gravidez na adolescência: são ações de cunho centralizantes, não resolutivas e sustentadas em modelos de atenção tradicionais. Estes elementos propiciaram reflexões e considerações acerca do fazer na atenção básica e da importância de repensar como os processos de gestão de sistemas e serviços de saúde legitimam
estes modelos de atenção não resolutivos para os problemas da comunidade, como o caso da gravidez na adolescência.
Unitermos: Gravidez na adolescência; modelo de atenção; parcerias interinstitucionais.

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Publicado

2020-03-04

Como Citar

1.
Stacowski GR, Stenzel ACB. RELAÇÃO ENTRE OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE NA REDE BÁSICA E OS ÍNDICES DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Clin Biomed Res [Internet]. 4º de março de 2020 [citado 29º de março de 2024];25(1-2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100810

Edição

Seção

Artigos de Revisão